Lula critica incapacidade da ONU para enfrentar desafios atuais

Lula critica incapacidade da ONU para enfrentar desafios atuais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou sua viagem a Angola

Lula critica incapacidade da ONU para enfrentar desafios atuais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou sua viagem a Angola


PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼

Lula critica incapacidade da ONU para enfrentar desafios atuais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou sua viagem a Angola neste sábado (26), fazendo críticas ao Conselho de Segurança da ONU. O órgão, que “deveria ser de segurança”, diz o petista, “faz a guerra sem conversar com ninguém”.

O Conselho, composto por 15 países, é responsável por manter a paz e a segurança no nível internacional e resolver conflitos entre nações.

Lula criticou a “invasão” de países como a Rússia, os Estados Unidos, a França e a Inglaterra de territórios estrangeiros sem o consentimento da organização. Do lado da China, que não foi mencionado nas críticas do presidente, as quatro referências são membros permanentes.

Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes ainda são membros do órgão. No entanto, essas nações estão no Conselho por um período de dois anos.

Além disso, ele argumentou que a Ásia, a América Latina e a África deveriam ter representações mais adequadas no Conselho porque não existe uma “representação geográfica condizente com a realidade”.

“ONU enfraquecida”

Lula acredita que a Organização das Nações Unidas é “enfraquecida”: A ONU conseguiu estabelecer o Estado de Israel em 1948 , mas não conseguiu cumprir a área reservada aos palestinos em 2023. Lula critica incapacidade 

O petista enfatiza a importância histórica da “organização multilateral mais importante que criamos até agora”, apesar das evidências de fragilização das questões climáticas.

O presidente brasileiro parte para São Tomé e Príncipe, no continente africano, para participar da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa após sua visita a Angola.

 

AliançA FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *