Em minas universitários foram proibidos de usar espaço público

Em minas universitários foram proibidos de usar espaço público
Durante o hino nacional, os universitários fizeram a letra “L” com a mão, símbolo de apoio ao ex-presidente. O ato ocorreu na Arena Sabiazinho, local administrado pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), autarquia da Prefeitura.

Segundo a UFU, o cancelamento ocorreu sem justificativa e foi feito por telefone por um servidor da Futel, na manhã de sábado (15).

“No mesmo dia, a instituição encaminhou ofício solicitando a reversão da decisão ou o encaminhamento oficial com a devida justificativa, o que não ocorreu até o momento”, informou em nota a Diretoria de Comunicação da universidade.

Entre os esportes que precisam da estrutura da Futel para ocorrerem estão o handebol, a natação e as finais das modalidades, que são disputadas em um evento no último fim de semana de jogos, na Arena Sabiazinho. Os jogos estão programados para ocorrer em quatro fins de semana, entre outubro e novembro.

A Prefeitura enviou nota ao g1 informando que suspendeu a cessão das quadras devido ao descumprimento de determinações estabelecidas pelo Termo de Ajuste e Autorização de Uso por parte da UFU. Eles disseram ainda que os eventos ocorreram normalmente também no sábado (15).

Sobre a informação de que teria descumprido normas, a universidade disse que não foi acionada formalmente sobre nenhum incidente. Veja abaixo as íntegras das notas.

O que disse a UFU

“Durante a cerimônia de abertura da Olimpíada Universitária, ocorrida em 14 de outubro de 2022, na Arena Sabiazinho, durante o canto do Hino Nacional houve manifestação de natureza política por parte de estudantes, sendo esta espontânea e pacífica.

A UFU foi surpreendida através de contato telefônico com o cancelamento contratual referente ao uso de espaços administrados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia na manhã do dia 15 de outubro. Isso compromete o andamento dos jogos da Olimpíada. Naquele mesmo dia, a UFU acionou formalmente a Prefeitura, com cópia ao Ministério Público Federal. Naquela ocasião, a UFU buscou reverter esta situação e, também, solicitou que a Prefeitura, de qualquer forma, formalizasse o ato administrativo.

Quanto ao possível descumprimento de cláusulas contratuais, a UFU não foi acionada formalmente sobre nenhum incidente. Inclusive, o uso dos espaços utilizados nos dias 14 e 15 de outubro ocorreu após entendimento entre diretores técnicos de ambas as instituições.

Mais uma vez, a UFU deseja que o diálogo com a Prefeitura Municipal seja sempre respeitoso e construtivo.

De qualquer forma, a UFU manterá a realização da Olimpíada Universitária dentro de sua disponibilidade de espaços esportivos”.

O que diz a Prefeitura

“A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) informa que suspendeu a cessão das quadras do Poliesportivo Patrimônio para a realização de jogos das Olimpíadas Universitárias no domingo (16) devido ao descumprimento de determinações estabelecidas pelo Termo de Ajuste e Autorização de Uso (consolidado pela Portaria n° 181, de 3 de outubro de 2022) por parte da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

As cláusulas descumpridas, durante os jogos de sábado (15), foram a 4.14 (Fica vedado o uso de fogos de artifício, confetes, pirotecnia, fitas e outros objetos que venham a sujar as dependências internas dos espaços cedidos) e a 4.15 (Fica vedado o uso de qualquer tipo de cola durante os treinos/jogos de handebol)”.

AliançA FM
Com informações G1 Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *