Covid e corrupção dão o tom do 1º debate

Covid e corrupção dão o tom do 1º debate

 

Com um novo formato, primeiro debate entre os candidatos a presidência da República, neste domingo, foi marcado pelo confronto direto entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Um dos temas debatido foi o enfrentamento da COVID, doença que até este domingo matou 687.155 pessoas no País.Com Lula falando sobre a troca de ministros que se observou no governo Bolsonaro no período.

Era visível que tinha sido montado uma turma lá para comprar vacina ou seja tinha denuncia de que a CPI provou e ta no processo espero que o procurador vai investigar de que tinha gente reivindicando 1 dólar por cada dose de vacina vendida, disse Lula.

Segundo a CPI a COVAXIN não vendeu nenhuma vacina no Brasil “então para de mentir” não teve corrupção porque não teve vacina no Brasil, disse Bolsonaro.

Lula ainda falou sobre o número de crianças mortas pela COVID no Brasil uma vez que hoje apenas aquelas com morbidades podem ser vacinadas no país por decisão do Ministério da Saúde. Bolsonaro outro lado defendeu a política de compra de vacinas.

Nós compramos 500 milhões de doses de vacina, entregamos com a logística nossa pra estados e municípios. O Brasil foi exemplo pro mundo tocante à vacinação, menos de um mês depois da primeira dose aplicada no mundo o Brasil começou a aplicar e todas as vacinas foram compradas pelo Governo Federal. Nos orgulhamos desse trabalho salvamos milhões de vidas se fosse com alguém do teu governo alguém do consorcio do nordeste vocês tinham roubado tudo e teria morrido muita gente, disse bolsonaro.

Lula em resposta diz “vou lhe contar como é que se vacina em 2010 teve a gripe H1N1 em 3 meses nós vacinamos 80 milhões de pessoas em 3 meses, porque o Brasil é um país que tem expertise em vacinação aliás o Brasil é exemplo pro mundo em vacinação o Brasil vacilou quando teve um presidente que não cuidou e que não foi responsável que brincava e que não acreditava na vacina”.

Foram quase duas horas de debate e os candidatos também abordaram temas como desmatamento, programas de transferência de renda, déficit Educacional e composição do Supremo Tribunal Federal, outro tema debatido foi o preço dos combustíveis com Bolsonaro pontuando que a alta de preços foi devido a pressões externas.

A COVID a pandemia o fique em casa uma guerra lá fora explodiu o preço dos combustíveis no mundo todo no Brasil não foi diferente nós tínhamos a obrigação de buscar alguma alternativa fomos há um parlamento na câmara e ao senado, foi apresentado uma proposta um projeto muito debatido no final o congresso votou e eu sancionei a redução do teto do ICMS para 17% no máximo e eu como presidente da republica abri mão de todos os impostos federais dos combustíveis, deixo claro que essa proposta todos os senadores do PT votaram contra obviamente no senado federal, isso puxou o preço das coisas lá para baixo. Estamos no terceiro mês com deflação disse bolsonaro.

Esse país parou de refinar por tanta gente que tem hoje com a privatização da BR dizendo que a BR tinha monopólio era preciso ter mais empresas concorrentes e que teria que baixar o preço ai vendeu essa BR e hoje nós temos 392 empresas importando gasolina dos EUA sem pagar imposto e com preço dolarizado, hora na verdade o preço não tem que ser dolarizado por que a gente faz a exploração em real a gente paga o salarial do pessoal em real e a gente fazia as próprias plataformas e a sonda aqui coisa que não faz mais eu acredito piamente que sou contra a privatização acho que a privatização da Petrobrás é uma loucura, o governo dele acaba de privatizar os gasodutos e hoje a gente paga 3 bilhões de reais de aluguel por ano para usar os gasodutos ou seja em 10 anos já se consumiu o dinheiro que pegou disse Lula.

No último o bloco o tema dominante foi corrupção com troca de acusações entre os candidatos:

Bolsonaro ainda disse que o endividamento da Petrobrás com desvio de recurso como compra de refinarias como a de passadinha com o começo da construção de três refinarias uma no maranhão, outra no Pernambuco, outra no rio de janeiro não concluiu nenhuma só ali se enterrou 90 bilhões de reais dinheiro que você Lula enfiou no ralo e grande parte dividiu com seus amigos, muitos devolveram centenas de milhões de reais, Lula a Petrobrás se endividou em 900 bilhões de reais isso equivale a você fazer 60 vezes a transposição do rio são Francisco.

Lula rebate: “o que acontece é que nós decidimos fazer refinaria sim o polo petroquímico em Itaboraí no rio de janeiro que foi parado nós decidimos fazer uma refinaria no maranhão uma refinaria no ceara fizemos uma refinaria de querosene no rio grande do norte porque esse país queria ser exportador de produtos de produtos derivados e não de óleo cru como está sendo agora o Brasil tem um potencial extraordinário e se houve corrupção na Petrobrás e prendeu se o ladrão que roubou acabou e prendeu porque houve investigação porque no nosso governo nada era escondido a gente não tinha sigilo da filha do filho não tinha sigilo do cartão de credito”.

O debate deste domingo foi organizado pelas TVs Bandeirante e cultura o portal UOL e pelo jornal Folha de São Paulo foram Três blocos ao todo sendo dois deles com confronto direto entre os candidatos. Produção e reportagem Valéria Rodrigues.

AliançA FM
Com informações da Agência radioweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *