McDonald’s anuncia saída definitiva da Rússia após 30 anos no País

McDonald’s anuncia saída definitiva da Rússia após 30 anos no País

 

A rede americana de fast food McDonald’s anunciou nesta segunda-feira (16) que vai encerrar suas operações em definitivo na Rússia e vender seus negócios no país. O anúncio marca o fim da presença de três décadas da rede na Rússia e é mais um sinal do isolamento econômico da Rússia em meio à guerra na Ucrânia.

O McDonald’s tinha fechado temporariamente suas 850 lojas na Rússia em março, no início da guerra de agressão do regime de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Não foi a primeira vez que a rede tomou uma decisão do gênero. Em 2014, a empresa fechou todas as suas lojas na região ucraniana da Crimeia, após a península ser anexada ilegalmente pela Rússia.

“Depois de mais de 30 anos de operações no país, a McDonald’s Corporation anunciou que sairá do mercado russo e iniciou um processo para vender seus negócios. A crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o consequente ambiente operacional imprevisível levaram o McDonald’s a concluir que a propriedade continuada do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald’s”, diz o comunicado.

A empresa acrescentou que pretende vender “todo o seu portfólio de restaurantes McDonald’s na Rússia para um comprador local” e que, após a venda, os restaurantes não poderão mais usar o nome, logotipo, marca ou cardápio do McDonald’s.

Em 24 de fevereiro, Putin ordenou que suas tropas invadissem a Ucrânia, provocando a imposição de sanções ocidentais sem precedentes contra a Rússia e um êxodo de empresas estrangeiras, incluindo a H&M, Starbucks, Ikea e Siemens.

O grupo McDonald’s prometeu preservar as dezenas de milhares de empregos na Rússia. “Serão conversados os postos de trabalho”, afirmou Elena Chilingarian, porta-voz do companhia no território russo à Agência Efe. A representante do grupo McDonald’s explicou que, a partir das instalações já existentes, há planos de criar uma nova empresa de ‘fast food’, que, possivelmente, abriria as portas ainda em junho deste ano. “Mais adiante, será informado sobre isso, porque se trata de uma inauguração que seria feita em 45 regiões russas”, explicou Chilingarian.

A saída do grupo tem um grande peso simbólico e econômico, porque a rede de ‘fast food‘ foi uma das primeiras marcas ocidentais que se estabeleceu em Moscou, em 1990, pouco antes da desintegração da União Soviética. A presença do McDonald’s na Rússia acabou se tornando um símbolo do fim da Guerra Fria.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *