Homem que sobreviveu à injeção letal será executado na quinta-feira por método inédito nos EUA: asfixia com gás nitrogênio

Homem que sobreviveu à injeção letal será executado na quinta-feira por método inédito nos EUA: asfixia com gás nitrogênio Como é sobreviver

Homem que sobreviveu à injeção letal será executado na quinta-feira por método inédito nos EUA: asfixia com gás nitrogênio Como é sobreviver

Homem que sobreviveu à injeção letal será executado na quinta-feira por método inédito nos EUA: asfixia com gás nitrogênio

Como é sobreviver a execução com injeção considerada letal? Nos EUA, duas pessoas submetidas a esse método estão vivas. Kenneth Smith, que foi submetido ao método aplicado em penas de morte nos EUA em 17 de novembro de 2022; e Alan Miller, que foi submetido a uma tentativa de execução em setembro de 2022.

Há um terceiro caso famoso: Romell Broom, que sobreviveu após 18 tentativas com injeção letal em 15 de setembro de 2009 (ele morreu em 2020 de Covid).

Os estados dos EUA têm tido dificuldade para conseguir os químicos usados nas injeções letais (esse é o protocolo mais comum para execuções). Os países europeus proibiram a indústria farmacêutica de vender esses produtos para serem usados em execuções.

Agora, uma nova tentativa de execução de Smith está marcada para esta quinta-feira (25/1), só que dessa vez pelo método de asfixia por gás nitrogênio. O detento será equipado com uma máscara do tipo respirador no rosto para substituir o ar que respira por nitrogênio puro, privando-o de oxigênio.

O advogado de Smith, Robert Grass, disse aos juízes que o Estado “tentará executar Kenny Smith em circunstâncias sem precedentes”, argumentando que o plano de administrar o gás nitrogênio por meio de uma máscara facial é falho e poderia submeter seu cliente a uma execução prolongada e inconstitucionalmente dolorosa.

As preocupações dos advogados de Smith ecoam as da Organização das Nações Unidas (ONU) no início desta semana. Ravina Shamdasani, porta-voz do escritório de Direitos Humanos da ONU, disse que a organização tinha “sérias preocupações” com a proposta de execução.

Kenneth Smith foi condenado em 1989 pelo assassinato da esposa de um pastor, que foi esfaqueada e espancada em um crime encomendado pelo valor de US$ 1 mil. O preso é um dos únicos detentores da história dos EUA a ser levado mais de uma vez para a pena de morte.

Veja também: Homem é preso em flagrante por estuprar enteada de 4 anos no Pará

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (22), por violentar a própria enteada de 4 anos. O caso ocorreu no município de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, e causou revolta na população.

De acordo com a avó da vítima, que foi quem denunciou o suspeito na noite do último domingo (21), o homem teria abusado sexualmente da criança e logo após fugido do local.

Matéria Completa:➡️  Homem é preso em flagrante por estuprar enteada de 4 anos no Pará

Aliança FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *