Minirreforma eleitoral: Senado adia votação e regras não valerão em 2024

Minirreforma eleitoral: Senado adia votação e regras não valerão em 2024. O Senado Federal confirmou nesta 3ª feira (3.out.2023) o adiamento

Minirreforma eleitoral: Senado adia votação e regras não valerão em 2024

Minirreforma eleitoral: Senado adia votação e regras não valerão em 2024

O Senado Federal confirmou nesta 3ª feira (3.out.2023) o adiamento da votação da minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara em setembro. Com isso, as regras previstas nas propostas não valerão para as eleições municipais de 2024.

A decisão foi anunciada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), apontado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como futuro relator da proposta. Oficialmente, porém, a designação ainda não ocorreu.

As eleições municipais do próximo ano serão realizadas em 6 de outubro. A Constituição estabelece que mudanças eleitorais devem ser feitas até um ano antes do pleito para serem válidas para a próxima eleição.

Ou seja: a minirreforma só valeria em 2024 se fosse aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até esta sexta (6), o que não vai acontecer.

Em 14 de setembro, Pacheco já havia sinalizado que os projetos não teriam prioridade na Casa Alta. “Se for possível conciliar um trabalho bem feito com a aplicação em 2024, ótimo. Se não for possível, paciência. A prioridade é entregar um projeto amadurecido”, afirmou à época.

Entre as principais mudanças que a minirreforma pretendia implementar estavam:

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *