Maranhão: Lula critica construções em áreas expostas a enchente

Maranhão: Lula critica construções em áreas expostas a enchente O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou as áreas mais afetadas

Maranhão: Lula critica construções em áreas expostas a enchente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Maranhão, na manhã deste domingo, 9. Segundo informações do ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, e do governador do Estado, Carlos Brandão, 64 municípios estão em situação de emergência, 7,5 mil famílias estão desabrigadas e cerca de 35 mil pessoas estão desalojadas. Em coletiva de imprensa na cidade de Bacabal, uma das mais atingidas, Lula disse que as três esferas do poder  municipal, estadual e federal  precisam convencer a população de que não é possível construir moradias em regiões suscetíveis a enchentes.

“Decidi vir aqui porque vou para a China na terça de manhã, vou ficar sete ou oito dias fora e não poderia viajar para outro país sem visitar os Estados brasileiros que estão com problema de enchente e o Maranhão está na situação mais difícil, está com mais cidades na situação de calamidade, de emergência. Vim aqui para só para fazer uma visita de conforto às pessoas que estão passando necessidade. Já morei em bairros que enchiam de água, e não era pouca água, não. Era um metro, um metro e meio de água. A gente disputava espaço, quando acordava de noite, com barata, rato. Depois, a chuva ia embora, você precisava tirar um palmo e meio de lama, com sanguessuga pegando nas canelas. Eu sei o que esse povo passa. Às vezes não dá tempo de tirar nada, perde tudo o que tem. Precisamos aprender a tentar convencer as pessoas de que, em um processo de construção de novas casas, precisamos convencer as pessoas de que não é possível construir casa em lugares que a gente sabe que têm enchente. Em 2009, eu vim aqui em Bacabal, em uma cheia, estive aqui no mesmo rio, na mesma enchente. Quando a gente mora perto do rio, a gente vai sofrer com enchente”, disse o petista. Maranhão: Lula critica construções em áreas expostas a enchente Maranhão: Lula critica construções em áreas expostas a enchente

“Quero dizer ao povo do Maranhão, ao querido governador, que o governo federal não faltará, em nenhuma hipótese, às necessidades do governo do Maranhão para cuidar do povo desse estado e, sobretudo, cuidar das pessoas que estão vivendo em situação muito desagradável, como as pessoas que tiveram suas casas alagadas”.

Viagem à China

Na segunda (10/4), ele participa de evento alusivo aos 100 dias de governo. Na terça (11/4), embarcará para viagem oficial à China.

A visita de Lula ao país asiático — o maior parceiro comercial do Brasil — estava marcada para março, mas ele foi acometido por uma pneumonia e teve que adiar a ida. Naquela semana, Lula havia feito diversas viagens nacionais (foram três estados em três dias: Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro).

Auxiliares e a primeira-dama Janja defenderam que o presidente, que tem 77 anos, diminuísse o ritmo de agendas, a fim de preservar sua saúde.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *