Esta semana, uma onda de calor afeta uma grande parte do país

Esta semana, uma onda de calor afeta uma grande parte do país

Esta semana, uma onda de calor afeta uma grande parte do país


PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼

Este aviso é emitido de acordo com protocolos internacionais quando as temperaturas, particularmente as máximas, excedem a climatologia (média histórica) do período em pelo menos 5°C. É importante destacar que a intensidade do alerta está relacionada à persistência do fenômeno, ou a quantidade de dias consecutivos, e não aos desvios de temperatura absoluta.

Vale destacar que este aviso será revisado todos os dias para ajustes, principalmente nas áreas em que o fenômeno está ocorrendo. Os meteorologistas do Inmet preveem que as coisas podem piorar a partir de sexta-feira (22). As temperaturas devem exceder os 40°C no centro-oeste e no norte, bem como no interior de São Paulo (Figura 2). A partir de sexta-feira, as temperaturas na cidade de São Paulo podem superar os 35 graus Celsius.

Devido a isso, a condição para cumprir os critérios de onda de calor pode se expandir ou mudar ao longo da semana; portanto, é aconselhável verificar os avisos atuais no portal do Inmet.

Devido a isso, a condição para atender aos critérios de onda de calor pode mudar ou aumentar ao longo da semana. Por causa disso, é benéfico consultar os avisos atuais no portal do Inmet.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é importante destacar que, nesse período de temperaturas altas, aumenta a probabilidade de incêndios na vegetação, principalmente, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, tendo em vista que essas regiões se encontram ainda no período mais seco do ano.

Condições de tempo predominantemente seco, aumento da insolação e subsidência atmosférica promovem a onda de calor. A subsidência atmosférica ocorre quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, impedindo o desenvolvimento de nebulosidade e aumentando a temperatura da massa de ar. A persistência da onda de calor é garantida por um bloqueio atmosférico associado a este padrão de subsidência e ao escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera.

Apesar do tempo seco, dentro da onda de calor podem ocorrer chuvas localizadas fortes. O corpo humano tem mais dificuldade em controlar sua temperatura em ambientes úmidos e quentes, por isso os índices de calor são mais importantes.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *