Escolas da Suécia trava digitalização nas escolas, volta aos livros em papel

Escolas da Suécia trava digitalização nas escolas, volta aos livros em papel/ O país, o nono no relatório do PIRLS com melhor...

Escolas da Suécia trava digitalização nas escolas, volta aos livros em papel

Escolas da Suécia trava digitalização nas escolas, volta aos livros em papel

O país, o nono no relatório do PIRLS com melhor compreensão de leitura, alerta para o risco de criar uma geração de “analfabetos funcionais“.

A reportagem é publicada por El Periódico, 02-06-2023. Escolas da Suécia

Suécia, que ocupa o nono lugar no relatório PIRLS sobre compreensão de leitura, aquele em que a Catalunha está no último lugar da Espanha e da Europa, freou seu plano de digitalização da sala de aula, que deveria acelerar este 2023. O país que vinha debatendo e questionando o papel dos computadores e telas nas salas de aula das escolas por meses até que poucos dias atrás, em 15 de maio, a ministra da Educação, Lotta Edholm, do governo conservador de Ulf Kristersson anunciou que estava suspendendo a estratégia de digitalização de salas de aula que a Agência Nacional de Educação havia aprovado em dezembro passado.

Em artigo publicado em dezembro no jornal sueco ‘Expressen‘, a ministra Edholm já apontava sua relutância quanto aos benefícios das telas na sala de aula. Para ela, a digitalização foi “um experimento” e expressou seu desconforto com a “atitude acrítica que considera a digitalização como algo positivo, independentemente do conteúdo”. Edholm argumentou que os livros têm “vantagens que nenhum tablet pode substituir”.

A ministra solicitou relatórios de mais de 60 especialistas em digitalização de salas de aula, incluindo o Instituto Karolinska. Fontes da referida instituição, consultadas pelo ‘Diario de la Educación’, confirmaram que todas as organizações chegaram à mesma conclusão: “Todas as pesquisas sobre o cérebro em crianças mostram que elas não se beneficiam do ensino com base em telas”.

Edholm culpa as telas pelo declínio do nível de compreensão de leitura entre meninos e meninas suecos registrado no relatório PIRLS, e isso apesar de a Suécia, com seus 544 pontos, estar acima da média europeia, localizada em 528 pontos. A Espanha obteve uma pontuação de 522 pontos no relatório de compreensão de leitura, e na Catalunha esse número cai para 507.

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