Dois anos depois, Brasileirão volta a ter os quatro grandes do Rio

Dois anos depois, Brasileirão volta a ter os quatro grandes do RioEm 2023, o Campeonato Brasileiro voltará a ter Botafogo, Flamengo.

Dois anos depois, Brasileirão volta a ter os quatro grandes do Rio

Dois anos depois, Brasileirão volta a ter os quatro grandes do Rio

Em 2023, o Campeonato Brasileiro voltará a ter Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco na elite do futebol. Parece algo comum, mas em sete, das 20 edições de pontos corridos, o futebol carioca não teve os quatro grandes na Série A. Em 2021, por exemplo, apenas a dupla Fla-Flu esteve na primeira divisão.O ge fez um levantamento do desempenho dos clubes do Rio de Janeiro nestes 20 anos de competição.

Cinco títulos e dois vices para os cariocas

Das 20 edições disputadas, o Flamengo levantou três vezes o troféu de campeão brasileiro (2009, 2019 e 2020) – além de ter sido vice-campeão em outras duas oportunidades: 2018 e 2021. Neste recorte, o Rubro-Negro fica do lado de Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, tendo apenas o Corinthians como maior vencedor, com 4 taças. A torcida tricolor também comemorou bastante. O Fluminense conquistou duas edições, em 2010 e 2012.

A temporada de 2011 foi a melhor para os cariocas, sendo a única que os quatro grandes disputaram e terminaram na primeira parte da tabela. Além do vice-campeonato do Vasco – melhor campanha do time na era dos pontos corridos – teve Fluminense (3°) e Flamengo (4º) que garantiram vaga na Libertadores do ano seguinte. O Botafogo terminou nona colocação.

Domínio do Flamengo e decadência do Vasco nos últimos anos

Além do tricampeonato conquistado nos pontos corridos, o Flamengo foi o carioca que melhor se adaptou ao formato nas últimas edições. Há sete anos em que a equipe rubro-negra termina na parte de cima da tabela. A última vez que teve o desempenho abaixo foi em 2015, com um 12° lugar. Em 2019, o Flamengo contou com uma sequência de 24 jogos sem perder, que estabeleceu a maior invencibilidade de uma equipe nos pontos corridos.

Do outro lado, o Vasco tem a maior instabilidade da sua história nesses 20 anos. São quatro rebaixamentos (2008, 2013, 2015 e 2020), sem contar os últimos dois anos consecutivos na Série B. (Com informações GE)

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *