Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU O Brasil assumirá a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU O Brasil assumirá a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU
O Brasil assumirá a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) neste domingo (1º). O Brasil se concentrará na paz e na igualdade de gênero, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), durante o mandato que termina em dezembro.

“É um evento que está na agenda para chamar a atenção para o papel que as mulheres podem exercer nos processos de prevenção e resolução de conflitos e presença nas operações de paz”, afirmou o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE, embaixador Carlos Márcio Cozendey.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 nações, sendo cinco delas com cadeiras permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e outras dez com cadeiras alternadas. Todos os membros revezam a presidência.

Cozendey afirma que o Brasil é o país em desenvolvimento que mais vezes foi eleito para uma posição rotativa no conselho. Ele venceu as últimas eleições em 2021, após um período de dez anos. O mandato começou no ano anterior e termina em dezembro deste ano.

Desde seu primeiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca um lugar permanente no grupo. Mas a conversa não foi interrompida.

O Brasil recentemente limitou seu apoio à expansão do Brics ao apoio de países que já fazem parte do grupo. Isso se deve à proposta de reforma do Conselho de Segurança da ONU apresentada pelo Brasil, com vagas reservadas para África do Sul e Índia.

Em discurso na Assembleia Geral da ONU em 19 de setembro, Lula afirmou que a falta de reformas do Conselho de Segurança da ONU “vem perdendo progressivamente sua alteração”.

O embaixador Carlos Márcio Cozendey disse que o Brasil ainda não havia dados sinais de que planejaria avançar no assunto por meio da presidência do conselho.

O que é o Conselho de Segurança da ONU?

O Conselho de Segurança da ONU foi formado pela primeira vez em janeiro de 1946, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, e é o organismo que, de acordo com a Carta das Nações Unidas, é responsável por quatro tarefas:

  • manter a paz e a segurança internacional
  • desenvolver relações amistosas entre as nações
  • cooperar em resolver problemas internacionais e em promover o respeito aos direitos humanos
  • ser um centro para harmonizar as ações das nações

Em situações de crise, os membros do conselho podem definir regras para que os países que não concordam cheguem a um acordo, enviem missões e iniciem investigações.

Quando há hostilidades mais graves, conflitos ou risco de confronto, o colegiado pode ajudar a formar um cessar-fogo ou mesmo enviar forças de paz. Em situações extremas, podem ser aplicadas multas ou até ações militares coletivas.

Quais países integram o grupo?

No total, são 15, mas só cinco são membros permanentes:

  1. China
  2. Estados Unidos
  3. França
  4. Reino Unido
  5. Rússia

Os outros dez assentos são ocupados por países de forma rotativa. Os atuais são:

  1. Brasil
  2. Gabão
  3. Gana
  4. Emirados Árabes Unidos
  5. Albânia
  6. Equador
  7. Japão
  8. Malta
  9. Moçambique
  10. Suíça

Os Emirados Árabes foram o último membro e assumiram a presidência do grupo, que é rotativa.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *