Aumenta casos de covid-19 nas regiões de todo o brasil

Aumenta casos de covid-19 nas regiões de todo o brasil

 

O número de casos graves de Covid subiu em 15 estados brasileiros, de acordo com novo boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) hoje. O documento também aponta que houve crescimento na quantidade de infectados em 17 capitais e em todas as regiões do país.

Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba são os estados com aumento mais acentuado de registros da doença até o momento. Os dados se referem ao período de 13 a 19 de novembro, segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, Sivep-Gripe.

O monitoramento aponta que o repique dos casos teve início entre o final de outubro e o começo de novembro. Devido ao claro cenário de aumento nas contaminações por Covid, o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressalta a importância de medidas de proteção.

“Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de e nas unidades de saúde”, destaca Gomes. “Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença.”

O boletim indica que, além do crescimento da Covid-19, os casos de Influenza aumentaram no País. Em São Paulo, o vírus sincicial respiratório mantém presença expressiva nas crianças de 0 a 4 anos.

Também há sinal de retomada do crescimento do VSR entre brasileiros dessa faixa etária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Os estados que registraram alta no número de casos foram: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

As capitais foram: Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE),

Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *