Nesta segunda-feira (4), começa o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve ser realizado pela página do participante até as 23h59 do dia 15 de abril.
Pessoas que se ausentaram nas provas de 2021 e desejam ter isenção no exame deste ano também devem solicitar a opção até 15 de abril. Para ter acesso à alternativa, é preciso justificar a ausência no último Enem.
O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril.
Tem direito à isenção no Enem 2022 quem:
- vai concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
- cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
- tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);
- ou participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.
Candidatos que faltaram ao Enem 2020 por medo da Covid também não conseguiram a isenção em 2021 e só puderam fazer a prova sem cobrança de taxa após decisão do STF de reabrir as inscrições do exame. A prova foi aplicada para estes participantes em janeiro de 2022.
Para justificar a ausência no Enem 2021 ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante precisa informar o CPF e a data de nascimento. As informações pessoais devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal. E-mail e telefone para contato completam a solicitação.
As provas do Enem devem ser aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O exame para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) está previsto para os dias 6 e 13 de dezembro.
AliançA FM