Comissões discutem reforma tributária e escândalo no MEC

Comissões discutem reforma tributária e escândalo no MEC

As Comissões de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou na ultima quinta-feira (31) a convocação do ministro interino da Educação, Victor Godoy Veiga, para dar esclarecimentos sobre as denúncias envolvendo cobranças de propina e favorecimento a pastores na distribuição de verbas do MEC.

O acordo firmado entre os senadores prevê que será, primeiro, encaminhado o convite ao ministro interino. Caso ele não compareça na data marcada, a convocação, já aprovada, será enviada.

A decisão ocorreu após o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, faltar ao depoimento marcado para na ultima quinta-feira na comissão.

No meu entender, o mais grave é que não deu nenhuma satisfação a esta comissão. A maneira cortês, urbana com que sempre foi tratado nesta comissão merecia dele pelo menos uma distinção, um telefonema, um e-mail justificando sua ausência. Os fatos que nos trouxeram até aqui hoje são fatos graves. Vão contra todos os princípios que regem a administração pública. O presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI), tachou de “descortesia” a ausência do ex-ministro

Quando ainda estava no cargo, Ribeiro se colocou à disposição dos senadores para prestar os esclarecimentos sobre o caso envolvendo o favorecimento de pastores e, por isso, a comissão de Educação aprovou o convite a ele.

As comissões do Congresso tem poder para convocar apenas ministros. Como Ribeiro deixou o cargo, não pode mais ser obrigado a comparecer.

Comissão de Educação aprovou também dois requerimentos pedindo informações à Controlaria-Geral da União (CGU) e ao Ministério da Educação sobre os indícios de irregularidades encontrados no ministério

A comissão também deu aval a um requerimento que complementou uma lista de convites para prefeitos prestarem esclarecimentos à comissão, aprovada na semana passada, e incluiu novos nomes a depor ao colegiado, entre os quais os prefeitos de Boa Esperança do Sul (SP), José Manoel de Souza, e o de Três Corações (MG), Reinaldo Vilela Paranaíba.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *