XBB.1.5: Entenda um pouco da nova variante da ômicron

XBB.1.5: Entenda um pouco da nova variante da ômicron; O centro de controle e prevenção de doenças dos estados unidos o CVC na sigla

 

XBB.1.5: Entenda um pouco da nova variante da ômicron; O centro de controle e prevenção de doenças dos estados unidos o CVC na sigla em inglês alertou sua população para o crescimento de uma linhagem do coronavírus. De acordo com o monitoramento da agência, 40,5% dos novos casos de covid-19 entre estadunidenses foram provocados pela sub variante da microcon XBB.1.5  Em dezembro, o CVC havia registrado um percentual de 1,3% da mesma sub variante.

Virologista e Coordenador da Rede Corona Ômica BRMCTI, projeto nacional que monitora amostras do vírus da covid- 19, Fernando Espiuk, explica como funciona a nova variante.

“Variante XBB.1.5 é a primeira derivada e importante que nós estamos enxergando aí, relacionada a uma linhagem de alguns meses atrás que a linhagem do XBB por sua vez essa é uma recombinante derivadas da famosa variante Ômicron, e ela apresenta como característica uma mutação nova na SPAIK. E por isso é uma variante que acaba transmitindo mais.”

Identificada pela primeira vez nos estados unidos, a XBB gerou alta de casos em setembro passado em países asiático, com Singapura e  Índia, uma taxa de disseminação semelhante a registrada recentemente pelo CVC atento as mutações na SPAIK proteína que o vírus utiliza para infectar a célula, o virologista tranquiliza quanto preparo das vacinas do brasil contra essa e outras variantes monitoradas

“As vacina que temos que já foram aplicadas são muito eficazes em impedir casos clínico mais graves, o que é importante agora tanto para esta variante quanto para variantes que ainda são importantes aqui no caso do brasil, especialmente BQ1.1 as próprias derivadas da Ba5.2 é que a gente realmente tem nesse ano reforços com vacinas que já tenham a atualização as chamadas vacinas de valente, que são mais próximas desses vírus que estão circulando a campo.”

Estudos em revistas científicas como a SCIELO. Apontou que um dos motivos principais para a possibilidade da XBB.1.5 se espalharam mais rapidamente é a sua notável resistência as defesas, chegando a ser até 49 vezes superior a da linhagem Ba.5 que predominou durante boa parte de 2022. (Agência radioWeb produção e reportagem Alexandre Figueiredo)

 

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *