Bandidos tentam assaltar homem mas PM alveja os marginais;
Vídeo que circula nas redes sociais, mostra dois bandidos em uma motocicleta abordando um trabalhador com intuito de assaltá-lo. No entanto, o cidadão acaba reagindo ao crime.
No momento em que a vítima parte pra cima dos criminosos, chega um policial militar, que por sua vez, alveja os marginais, que ainda tentaram dar fuga.
O vídeo vem ganhando repercussão nas redes sociais.
Bandidos abordam trabalhador para assaltar, mas são surpreendidos por PM; Marginais são alvejadoshttps://t.co/jykPiiSlkY pic.twitter.com/D3UQZNwsRp
— Portal Cidade News 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@portalcidadeBR) March 1, 2023
NÃO REAJA A ASSALTOS!!!
Nunca reaja a um assalto, de maneira alguma
Essa orientação é sempre reforçada por policiais e profissionais de segurança e é por um bom motivo. Reagir a assaltos tem consequências sérias e, ainda, fatais.
Abaixo, listamos alguns atos que você não deve cometer no momento do crime:
Não tente resolver o problema na força
Não entre em luta corporal com os bandidos, pois estes podem estar armados. Mesmo que você não esteja vendo, é possível que o criminoso tenha uma arma, faca, canivete ou objeto similar escondido.
Lembre-se que os assaltantes estão preparados para cometer o crime, enquanto você foi pego de surpresa pela situação. Então, as chances deles agirem mais rapidamente do que você são altas.
Não entre em desespero
Tente manter a calma no momento, independente do local onde ocorreu o assalto. Sabemos que é uma situação de nervosismo e agitação, mas evite gritar por socorro, principalmente se estiver sozinho.
Uma reação exagerada da sua parte pode ser o estopim para que o criminoso finalize o assalto com violência.
Evite fazer contato visual
Não fique olhando fixamente, por muito tempo, o rosto dos assaltantes. Algumas pessoas podem achar que devem manter contato visual com o infrator para reparar em sua fisionomia e vestimenta. Contudo, isso pode ser perigoso no momento do crime e provocar reações violentas dos bandidos.
Não abra margem para desconfianças
Caso o assalto aconteça na sua casa ou empresa, tome muito cuidado com as suas reações. Os ladrões podem achar que há alguma arma guardada no ambiente e que você está esperando um descuido deles para agir. Portanto, mantenha-se parado, com as mãos ao alto e siga as instruções dadas.
É imprescindível dizer que, em ambientes onde você e sua família correm riscos, a melhor alternativa sempre é a prevenção.
Não resista aos comandos do criminoso
Sabemos que o prejuízo material é algo sério, mas a vida e a integridade física das vítimas são ainda mais valiosas. Portanto, não reaja quando seus objetos de valor são tomados pelos bandidos. Novamente, é importante lembrar que o ladrão pode estar escondendo alguma arma de fogo ou arma branca.
Depois do assalto, abra um boletim de ocorrência na delegacia. Você deve seguir alguns passos para proteger celulares e documentos o mais rápido possível.
Não subestime o potencial de violência dos bandidos
A resistência em entregar objetos de valor também resulta em agressões físicas. Os criminosos podem retirar os bens (jóias, bolsas etc.) do corpo da vítima de maneira muito violenta. As consequências disso são ferimentos, hematomas e até fraturas.
Agressões físicas também acontecem quando as instruções dos criminosos não são seguidas, como, por exemplo, sair do veículo durante roubo de carro. Nessa situação, as vítimas podem ser retiradas do automóvel de modo violento, provocando lesões graves ou, até mesmo, a morte.
Não deixe de contatar a polícia, quando existir a oportunidade
Em algumas situações, você pode ter a oportunidade de ligar para o 190 durante um assalto. Por exemplo, se é possível ver os bandidos se aproximando de vítimas que estão a uma certa distância. Seja no shopping, na rua, em casa ou em algum estabelecimento onde há lugar para se esconder e chamar a polícia rapidamente.
Não hesite em pedir ajuda, você impede que outras pessoas sejam assaltadas ou sofram violência. Esconda-se da visão dos assaltantes e comunique, à polícia, o endereço correto e demais informações pertinentes. Por exemplo, diga, ao 190, detalhes como roupas e características físicas dos criminosos.
Lembre-se que essas dicas são válidas somente se você estiver em segurança e fora do alcance visual dos assaltantes.
AliançA FM