O aumento da quantidade de Covid-19 em determinadas localidades e ambientes tem chamado atenção de autoridade e especialistas. No hospital Conceição de Porto Alegre, por exemplo houve 34 pacientes que se infectaram por Covid-19 na instituição e 12 funcionários ao longo dos últimos dias, isto em 07 setores da unidade administração do hospital suspeita que isso seja consequência de uma possível circulação da variante delta. Vale lembrar que essa variante da covid-19 possui maior capacidade de transmissibilidade conforme destacou em entrevista concedida da agência radioweb o professor da faculdade de saúde pública da universidade de São Paulo Gonzalo Vecina.
“Ela tem uma capacidade de disseminar mais rápido do que as outras variantes que nós temos circulando e ela não é mais dorsal e tão pouco ela é resistente em qualquer uma das vacinas. O que preocupa mesmo é a capacidade de ela se disseminar, dela se espalhar muito mais rápido.”
Vecina também destaca porque que a variante possui essa maior capacidade de gerar novas infecções.
“Ela tem alguma mutação que permite que ela consiga driblar melhor o sistema do ontológico, nosso sistema de defesa. Ela consegue ser mais interessante a transformação genética que ela tem permite que ela seja mais invasiva.”
Até o inicio dessa semana o ministério da saúde contabilizava 287 casos confirmados de covid-19 e variante delta no Brasil e 21 óbitos no estado do Rio de Janeiro em analise feitas no final de Julho a variante delta esteve presente em 26% dos quais 400 casos estudados conforme informou a secretaria estadual de saúde.
AliançA FM.