Na noite desta terça-feira (02) o governador do estado do Pará, Helder Barbalho, anunciou que o bandeiramento de todo o estado mudará para vermelho e adotará novas medidas de prevenção ao Coronavírus.
Entre as medidas do decreto, destaca-se:
- A proibição de circulação de pessoas nas ruas no período de 22 horas às 5 horas, com exceção de profissionais de saúde e segurança.
- Caminhadas, carreatas, passeatas e qualquer evento que gere aglomeração acima de 10 pessoas estão proibidos.
- Os esportes coletivos estão suspensos, sendo permitida apenas a prática esportiva com, no máximo, 2 pessoas.
- Eventos privados em locais fechados são permitidos com até 10 participantes e apenas 2 músicos no máximo podem apresentar-se.
- Está proibido o funcionamento de bares, boates, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos afins, bem como, a realização de shows e festas abertas ao público.
- Os restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins poderão funcionar com lotação máxima de 50% da capacidade podendo ficar abertos até às 18 horas.
- A venda de bebidas alcoólicas fica proibida no horário entre 18h e 6h. Sendo válida para bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados e lojas de conveniências, inclusive no sistema delivery. O consumo em supermercados e lojas de conveniência é vedado em qualquer horário.
- As visitas às unidades prisionais e unidades socioeducativas ficam suspensas no Estado.
- As clínicas de estética, salões de beleza, barbearias e estabelecimentos afins continuam funcionando, porém respeitando aos protocolos sanitários e com atendimento individualmente agendado, com hora marcada.
- Academias de ginástica e afins estão autorizadas a funcionar, apenas com agendamento individual com hora marcada, vedada a realização de aulas coletivas com número superior a duas pessoas.
- As aulas presenciais nas escolas estaduais seguem suspensas. Nas escolas públicas municipais, a sugestão do governador é que as aulas presenciais também sigam suspensas.
- As escolas particulares podem seguir com as aulas presenciais, seguindo os protocolos de segurança.
- As atividades permitidas deverão encerrar seu funcionamento até às 21h.
O governo federal, os governos estaduais e municipais têm poder para determinar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em razão da epidemia do coronavírus. Com isso mesmo com as medidas apresentadas pelo governador, os municípios têm autonomia para decidir se seguirá ou não o decreto.
Na manhã desta quarta-feira (03) o prefeito do município de Tailândia, nordeste paraense, anunciou que não seguirá o decreto apresentado pelo governo do estado. Portanto, as regras do decreto não são válidas em Tailândia-PA.
AliançA FM