Programa promove a dignidade menstrual nas instituições educacionais do Pará

Programa promove a dignidade menstrual nas instituições educacionais do Pará O programa “Dignidade Menstrual nas Escolas” foi previsto como

Programa promove a dignidade menstrual nas instituições educacionais do Pará O programa “Dignidade Menstrual nas Escolas” foi previsto como


PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼

Programa promove a dignidade menstrual nas instituições educacionais do Pará
O programa “Dignidade Menstrual nas Escolas” foi previsto como lei pelo governo do Pará nesta segunda-feira, 11. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ele distribui recursos para as escolas estaduais por meio do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) para a compra de itens de higiene pessoal e materiais para promover a conscientização pedagógica sobre o assunto. No mês passado, o projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa e então foi para a sanção do governador Helder Barbalho.

“Por muito tempo a discussão sobre menstruação passou despercebida, enquanto nossos alunos sofriam calados com algo que é natural, é do ser humano. Com o Dignidade Menstrual nas Escolas queremos que nossos estudantes que menstruam tenham todo suporte necessário para conviver com essa condição da forma mais natural possível, enquanto reforçamos a conscientização de todos sobre o tema. Não podemos isolar o debate apenas com quem sofre. Esse é um programa que combate sobretudo a evasão escolar”, esclareceu Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

1 em cada 10 pessoas em idade menstrual no mundo sofre com os efeitos da pobreza menstrual na vida escolar, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). As estimativas da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que esse número é de 1 em 4 no Brasil. Ainda existem preconceitos e tabus sobre a menstruação, e muitos acham que é algo que deve ser escondido, causando constrangimento e desconforto.

O programa Dignidade Menstrual nas Escolas garantirá a dignidade menstrual a cerca de 200 mil alunos matriculados na rede pública estadual de ensino. Como resultado, o objetivo é aumentar a conscientização sobre a menstruação, promovendo a saúde e o desenvolvimento social nas escolas públicas, fornece acesso e absorventes e outros produtos relacionados à higiene menstrual, promovendo a promoção da saúde e atenção à higiene.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *