O 1º caso provável de hepatite de causa desconhecida do Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde. O diagnóstico foi dado no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.
Para o diagnóstico da hepatite de causa desconhecida, o ministério adota protocolos que elencam três estágios para os casos:
- Em 1º, o caso é colocado como “suspeito”;
- Após, há o estágio “provável”, onde o quadro clínico é compatível com a doença, porém não tem confirmação laboratorial;
- O quadro é colocado como “confirmado” quando exames laboratoriais atestam a doença.
O caso provável é de uma adolescente de 16 anos que apresentou febre, náuseas e pele com tonalidade amarelada, que são sintomas da doença de causa desconhecida. O caso foi confirmado nessa última terça-feira (31).
Conforme o secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, a jovem deu entrada no Hospital Regional da cidade cinco dias após os primeiros sintomas em 10 de maio. No primeiro dia a adolescente teve diagnóstico prévio de hepatite aguda grave. “Todos os exames foram feitos para descobrir a causa, mas todos deram negativos. Neste momento o alerta foi levantado”, comentou Derzi.
A secretaria estadual de Saúde (SES) informou que a adolescente foi submetida a duas série de exames e os resultados levaram ao indicativo de caso provável.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o número de casos suspeitos de hepatite aguda misteriosa em crianças subiu para 650 em todo o mundo. Outros 72 casos adicionais estão em observação por autoridades, para classificação.
AlinçA FM