Prévia do PIB indica crescimento de 0,56% da economia em abril
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou aumento de 0,56% no mês de abril.
O Banco Central (BC) divulgou o índice nesta sexta-feira (16), após uma sequência de revelação de indicadores que vem demonstrando reação da economia e redução de projeção da inflação ao final do ano.
No acumulado em 12 meses, o índice de atividade econômica registra alta de 3,43%. Já em comparação com abril do ao passado, o crescimento é de 3,88%.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o primeiro trimestre de 2023 registrou crescimento de 1,9% em comparação ao mesmo período de 2022, impulsionado pela agropecuária.
Por outro lado, o volume de serviços prestados encolheu 1,6% na passagem de março para abril, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados na quinta (15), pelo IBGE.
Otimista com os últimos indicadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta que a economia brasileira vai superar as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), de alta de 0,9%, e vai crescer 2,5% neste ano. A equipe econômica do governo estima crescimento na casa dos 2%.
Impulsionado por safras recordes de soja e outros grãos para exportação, o PIB do agro cresceu 21,6% no primeiro trimestre do ano, registro o crescimento da economia no período foi de 1,9% na comparação com o trimestre anterior. Prévia do PIB indica Prévia do PIB indica Prévia do PIB indica Prévia do PIB indica
No Boletim Focus, relatório semanal do Banco Central que reúne as projeções econômicas do mercado financeiro, a previsão média para o PIB já subiu de 1,26%, no fim de maio, para 1,84% na edição desta segunda-feira (12).
Em comparação, no começo do ano, a projeção média dos economistas do Focus para o PIB do ano era de apenas 0,78%. (com infomações CNN)
AliançA FM