Politica: Lula discursa no Parlamento português e extrema-direita protesta

Politica: Lula discursa no Parlamento português e extrema-direita protesta O presidente Lula (PT) discursou nesta terça-feira (25)

Politica: Lula discursa no Parlamento português e extrema-direita protesta
O presidente Lula (PT) discursou nesta terça-feira (25) no Parlamento português, durante a comemoração do 49º aniversário da Revolução dos Cravos, e foi alvo de protestos de legisladores de extrema direita do país europeu. Em 25 de abril, é comemorada a queda da ditadura de António de Oliveira Salazar, em Portugal – que aconteceu em 1974.

Durante o pronunciamento, 11 parlamentares do partido de extrema direita Chega fizeram um protesto, respondido com aplausos a Lula por integrantes das outras bancadas. O presidente do Parlamento português, Santos Silva, do Partido Socialista (PS), pediu que Lula interrompesse o discurso e cobrou respeito. Politica: Lula discursa no Politica: Lula discursa no Politica: Lula discursa no

O ato aconteceu nas imediações da Assembleia da República da Portugal, onde o petista foi recebido em sessão solene e discursou por volta das 10h30 (6h30 no Brasil).

Os manifestantes seguravam cartazes com frases como “Lugar de ladrão é na prisão” e “Tolerância Zero à Corrupção”. A polícia não divulgou uma estimativa de presentes no local.

Também havia manifestantes favoráveis a Lula do lado de fora da Assembleia da República. A maioria vestia camiseta vermelha, em alusão à cor da bandeira do PT.

Dentro do plenário do parlamento, 12 deputados do Chega e do Iniciativa Liberal, partido de direita, também realizaram protestos contra Lula durante a sessão.

Os parlamentares ergueram cartazes com frase como “Chega de Corrupção” e “Lugar de Ladrão é no Brasil”. Alguns deles também empunhavam bandeiras da Ucrânia.

Revolução dos Cravos

A visita de Lula à Assembleia coincide com as comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos, movimento político que depôs um regime ditatorial que vigorava no país, abrindo as portas para a volta da democracia.

A data, por si só, já movimenta a cidade. Inicialmente, Lula participaria da sessão oficial da Assembleia da República em que a Revolução dos Cravos será comemorada.

Após protestos de deputados portugueses da direita e extrema direita, a participação do petista foi cancelada, e ele marcou presença em uma sessão solene de recepção exclusiva.

Agenda do presidente

Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21). No sábado, se encontrou com o presidente do país, Marcelo Rebelo, e depois com o primeiro-ministro, António Costa.

Na segunda, o presidente entregou o prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, com quatro anos de atraso. O presidente afirmou que a entrega corrige “um dos maiores absurdos” contra a cultura brasileira.

Após cumprir agenda em Portugal, Lula irá à Espanha, onde tem encontro previsto com empresários e centrais sindicais espanholas.

Essa é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *