Com o intuito de conter a contaminação pelo novo coronavírus e reduzir a grande ocupação no sistema de saúde público e particular, o Governo do Pará adotou, desde a última segunda-feira, o lockdown, ou seja bandeiramento preto, em cinco municípios da Região Metropolitana de Belém, sendo Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara.
A data para a reavaliação do cenário estava marcada para esta segunda-feira (22), mas foi tomada a decisão de prolongar o lockdown, por mais uma semana, nas cinco cidades. Essa decisão foi tomada a partir de estudo técnico científico que leva em consideração, por exemplo, a capacidade hospitalar, o índice de isolamento social e o período de maior transmissão.
Média de isolamento social no Pará foi de 44,98%
O estado do Pará ocupou por quatro dias seguidos a segunda posição no ranking nacional. Durante os cinco dias de lockdown, Belém esteve por quatro dias consecutivos na primeira posição do ranking nacional das capitais onde a população mais obedeceu ao lockdown.
A taxa de isolamento de cada município dos dias 9 a 13, antes do bandeiramento preto, foi de 38,62% em Belém, 38,60% em Benevides, 37,40% em Ananindeua, 34,16% em Marituba, e 29,02% em Santa Bárbara. Já entre os dias 16 a 20 de março, o número em Belém foi de 48,26%, em Benevides 46,34%, em Ananindeua 45,74%, em Marituba, 42,76%, e em Santa Bárbara 41,82%
As medidas surtiram efeito positivo, apesar da média de isolamento ainda estar menor do que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante os cinco primeiros dias de lockdown, a média de isolamento social, entre o período de 16 a 20 de março, esteve em 44,98%, contabilizando os cinco municípios. Já na semana anterior, entre os dias 09 e 13 de março, a taxa de isolamento foi de 35,56%.
Só está permitido o funcionamento dos serviços essenciais e é obrigatório apresentar declaração de necessidade comprovada para transitar em vias públicas. Para que o decreto estadual de número 800, que impõe medidas mais restritivas à circulação de pessoas seja obedecido os órgãos de segurança pública do Estado e municípios já deram início à operação de fiscalização de estabelecimentos comerciais, feiras livres e com pontos de bloqueios.
AliançA FM