Pacheco deve responder ao STF que requerimento da CPI do 8 de janeiro precisa ser refeito

Pacheco deve responder ao STF que requerimento da CPI do 8 de janeiro precisa ser refeito O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Pacheco deve responder ao STF que requerimento da CPI do 8 de janeiro precisa ser refeito
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve responder ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ainda não fez a leitura do requerimento para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro porque a coleta de assinaturas dos senadores em apoio à iniciativa aconteceu em outra legislatura. Portanto, seria preciso uma nova versão do documento desta legislatura iniciada em fevereiro, com a nova configuração de senadores, deve alegar.

O requerimento original, apresentado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), articulado desde o início de janeiro, conseguiu reunir 38 assinaturas de senadores que estão em exercício atualmente. O mínimo necessário é de 27 assinaturas.

“A Comissão Parlamentar de Inquérito foi requerida na legislatura passada, com as assinaturas suficientes e com fato determinado. Agora nós naturalmente precisamos consultar aqueles senadores que assinaram a CPI sobre a manutenção e a ratificação dessas assinaturas, porque houve uma mudança de legislatura. Havendo essa ratificação, será feita a leitura do requerimento plenário”, disse Rodrigo Pacheco

Pacheco negou haver demora da Presidência do Senado para instalar a CPI. “Não há nenhum tipo de demora por parte da presidência do Senado, porque sequer tivemos a oportunidade de uma sessão para a leitura acontecer”, declarou.

GILMAR PEDE INFORMAÇÕES

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), notificou o presidente do Senado na 2ª feira (27.fev) a informar sobre o pedido de abertura de CPI para investigar os atos extremistas do 8 de Janeiro contra as sedes dos Três Poderes. Pacheco deve responder  Pacheco deve responder  Pacheco deve responder 

REUNIÃO COM JOHN KERRY

Pacheco reuniu-se na manhã desta 3ª (28.fev) com o enviado dos Estados Unidos para assuntos do clima, John Kerry.
É um tema absolutamente relevante a questão das mudanças climáticas, a transição energética e a preservação ambiental. Kerry é uma referência mundial nessa matéria e o que transmiti a ele foi um grande otimismo nessa parceria do Brasil contra Estados Unidos da América em torno desse tema”, disse Pacheco.

Kerry não falou com jornalistas ao final do encontro. Publicou em sua página oficial no Twitter uma foto com Pacheco.

“Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, o Congresso desempenha um papel fundamental no combate às mudanças climáticas. A conversa de hoje com o senador @rodrigopacheco e a bancada da agricultura foi importante para entender suas opiniões sobre como o Congresso do Brasil pode ajudar a pavimentar o caminho aqui”, escreveu o enviado especial dos EUA.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *