OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, decidiu, neste sábado (23/7), que a varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

A decisão foi tomada após reunião do comitê de especialistas que analisa a situação do vírus ao redor do mundo, na última quinta-feira (21). Segundo Tedros, durante a reunião, o grupo não conseguiu chegar a um consenso sobre transformar ou não a doença em emergência internacional.

A OMS declara emergência internacional quando existe um “evento extraordinário” que traz risco à saúde pública de outros estados, por meio da disseminação internacional da doença. O status foi adotado em outros surtos ao longo da história, como a crise do H1N1, em 2009, e do zika vírus, em 2016.

Para tomar a decisão, Tedros considerou cinco elementos: crescimento de casos em países que nunca haviam registrado o vírus; critérios do Regulamento Sanitário Internacional para declarar emergência internacional; falta de consenso no comitê de emergência; princípios científicos; e o risco à saúde humana.

De acordo com a OMS, no atual surto, já foram registrados 16 mil casos de varíola dos macacos em 75 países.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *