Novos países confirmaram neste domingo (28) casos da nova variante do coronavírus, ômicron, e agora a nova cepa já foi diagnosticada em cinco continentes.
União Europeia, Estados Unidos e Japão, entre outros, suspenderam voos de países africanos considerados de risco para a nova variante. Marrocos e Israel foram além: proibiram a entrada de viajantes internacionais por duas semanas.
Mas a médica Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul, que diagnosticou os primeiros pacientes com a nova variante e fez alerta, afirmou que considera as medidas precipitadas em entrevista ao Fantástico.
A confirmação da nova variante veio depois dela desconfiar quando sete pacientes se queixaram no mesmo dia de cansaço extremo, dores no corpo e de cabeça. Após testes, veio a confirmação: todos com Covid, apesar de não apresentarem tosse ou perda de olfato, sintomas clássicos da doença.
“Precisamos observar a evolução do quadro clínico dos pacientes porque, por enquanto, só estamos observando sintomas leves”, afirma.
Brasileiros vivem incerteza na África do Sul
Um dos países que cancelou a entrada de voos vindos da África do Sul e outros países vizinhos foi o Brasil e, agora, brasileiros estão apreensivos com as dificuldades para deixar o país. O Fantástico conversou com vários, que estão vivendo um momento de incerteza.
A estudante Mariana Werle, que está encerrando um mestrado de geologia, voltaria a viver no Brasil em dezembro, mas sua passagem foi cancelada: “Eu até mandei um email para a embaixada, mas eles não responderam ainda. Pedindo alguma informação, até sobre um possível voo de repatriação, né? Eu realmente espero conseguir voltar para o Brasil antes do Natal e conseguir passar o Natal com a minha família“.
Homem testa positivo para Covid após desembarcar em São Paulo vindo da África do Sul
No Brasil, as autoridades de saúde estão monitorando o caso de um passageiro vindo da África do Sul que testou positivo após o desembarque, neste sábado (27), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ele está isolado e ainda não há nenhuma evidência de que tenha contraído a variante ômicron.
AliançA FM
Com informações do site Fantástico.