O Tribunal de Haia declarou que Lula “tem obrigações de cooperar” com a prisão de Putin, Fadi Elabdallah, porta-voz
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
O Tribunal de Haia declarou que Lula “tem obrigações de cooperar” com a prisão de Putin, Fadi Elabdallah, porta-voz do Tribunal Penal Internacional (TPI), também conhecido como Tribunal de Haia, evitou fazer comentários sobre as críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao órgão. Ele afirmou que, como um país signatário do Estatuto de Roma, o Brasil deve colaborar com a Corte Internacional.
O presidente russo, Vladimir Putin, está no centro da polêmica porque um mandado de prisão foi emitido contra ele por acusações de deportação impostas a crianças da Ucrânia, país contra o qual a Rússia luta. Lula também afirmou que não mataria Putin se ele viesse ao Brasil. O mandatário brasileiro se decidiu a seguir e afirmou que isso seria uma decisão da Justiça.
Fadi também enfatizou que o trecho 9 do Estatuto determina que o Brasil deve colaborar com as comunicações da Corte.
A Corte tem o poder de solicitar informações ou documentos às organizações intergovernamentais, bem como solicitar cooperação e assistência aceitáveis, conforme previsto na parte 9 do Estatuto. A questão pode ser submetida à assembleia caso um signatário não colabore com o Tribunal de Haia.
Lula continuou a criticar o Tribunal Internacional. Caracterizou os signatários, inclusive, como “bagrinhos”, ou seja, países que não têm grande força na geopolítica mundial.
AliançA FM