Mundial de Clubes será realizado no Marrocos

Mundial de Clubes será realizado no Marrocos

 

O conselho da Fifa, reunido em Doha, no Catar, definiu nesta sexta-feira que o Mundial de Clubes será realizado no Marrocos. O torneio será disputado dos dias 1º a 11 de fevereiro de 2023.

O Flamengo já tem presença marcada na competição. O Rubro-Negro, classificado diretamente para a semifinal, venceu a Copa Libertadores ao bater o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Gabigol.

Por sua vez, o Real Madrid também conseguiu vaga direta. O clube espanhol é o atual campeão Liga dos Campeões, troféu que foi erguido após o time levar a melhor diante do Liverpool por 1 a 0, com tento de Vinicius Junior.

Vale destacar que mudanças no calendário da Recopa Sul-Americana serão feitas. A competição, disputada entre Flamengo e Independiente Del Valle, estava prevista para acontecer nos dias 8 e 15 de fevereiro. Sendo assim, a Conmebol terá que remanejar as datas.

Vale destacar que mudanças no calendário da Recopa Sul-Americana serão feitas. A competição, disputada entre Flamengo e Independiente Del Valle, estava prevista para acontecer nos dias 8 e 15 de fevereiro. Sendo assim, a Conmebol terá que remanejar as datas.

Além das equipes citadas, o Mundial de Clubes ainda terá a participação do Seattle Sounders, campeão da Champions da Concacaf, e do Auckland City, campeão continental da Oceania. O representantes asiático ainda está indefinido.

O Al-Ahly também conseguiu vaga, já que o campeão africano é o Wydad Casablanca, do próprio Marrocos, país-sede. Com isso, o regulamento define que o lugar deve ser ocupado pelo vice-campeão continental da África

O último clube sul-americano a vencer um Mundial de Clubes da Fifa foi o Corinthians, há dez anos, em 16 de dezembro de 2012. Depois disso, somente europeus venceram – Bayern de Munique (duas vezes), Real Madrid (quatro vezes), Barcelona (uma vez), Liverpool (uma vez) e o próprio Chelsea (uma vez), contra o arquirrival Palmeiras.

Na última sexta-feira,a Fifa confirmou o novo formato da competição a partir de 2025, com a participação de 32 clubes, de quatro em quatro anos e não mais anualmente. Para Chicão, ex-zagueiro campeão com o Corinthians em 2012, isso tornará a missão dos clubes longe da Europa ainda mais difícil.

“O Corinthians foi o último time sul-americano que venceu o Mundial e, agora, com essa mudança, acho que vai ficar um pouco mais difícil. Foram dois jogos, não quer dizer que também foi fácil ganhar o Mundial (em 2012), mas agora complica um pouquinho, com 32 clubes, não sei se está definido ainda, vai ficar bem difícil para os sul-americanos”

Disse o ex-jogador em evento de comemoração aos dez anos do título corintiano.

“Primeiro, (o Corinthians) precisa ganhar uma Libertadores, que não está fácil também, e, depois, ganhar o Mundial. Agora, com essa mudança, vai ficar difícil, não só para o Corinthians, mas para o clube sul-americano também”, complementou.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *