Ministras Rosa Weber e Carmén Lucia acompanham ação ‘Justiça Itinerante’ no Pará

Ministras Rosa Weber e Carmén Lucia acompanham ação 'Justiça Itinerante' no Pará; A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber

Ministras Rosa Weber e Carmén Lucia acompanham ação ‘Justiça Itinerante’ no Pará

Ministras Rosa Weber e Carmén Lucia acompanham ação ‘Justiça Itinerante’ no Pará

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, está em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, para acompanhar ações de cidadania do programa Justiça Itinerante. A ministra do STF Carmén Lúcia também desembarcou na cidade paraense nesta terça-feira (18).

  • PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP.

Elas acompanham mutirões e realizam visitas nos locais de ação do ‘Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal’.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT8), desembargador Marcus Louzada, a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, e outras autoridades também integram a programação idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que segue na cidade até o fim desta semana.

Segundo o CNJ, o programa surgiu da necessidade de ampliar a atuação do poder judiciário na região da Amazônia Legal, onde há grande dificuldade de deslocamento entre as cidades e predominância de população em áreas rurais e territórios indígenas ou de outros povos tradicionais, como a TI Apyterewa.

Ações em São Félix do Xingu

Ministras Rosa Weber e Carmén Lucia acompanham ação 'Justiça Itinerante' no Pará; A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber
Vista aérea do município de São Félix do Xingu — Foto: Evandro Corrêa/OLiberal

Moradores das áreas urbana e rural do município podem ser atendidos, além de comunidades das aldeias indígenas, distritos, vilas e cidades ao redor. A iniciativa vai até a próxima sexta-feira (21). O objetivo é garantir acesso à Justiça, saúde e cidadania aos moradores, principalmente nas áreas ambiental, previdenciária e trabalhista.

Haverá atendimentos e rodadas de conversas educativas das 8h às 18h, na Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes, na sede do município.

O transporte, na ida e volta, é oferecido pela prefeitura local, e os dois ônibus estão saindo diariamente a partir das 7h da Vila Taboca, distrito de São Félix do Xingu, na segunda-feira; já no dia 18, partirá do Projeto de Assentamento (PA) da Vila Tancredo Neves e PA Sumauma. No dia 19, os ônibus partem da Colônia São José do Xingu; no dia 20 da Vila Taboca e do PA Pombal e no último dia, 21, saem da Vila Taboca e do PA Colônia São José do Xingu.

Serviços ofertados

A população terá oportunidade de esclarecer dúvidas, ter acesso aos seguintes serviços:

  • emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS DIGITAL), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), abono salarial e seguro-desemprego.
  • Representações sindicais também poderão receber atendimento no mutirão do trabalho.
  • Já entre os serviços médicos estão consulta com clínico geral, pediatra e ginecologista. Também serão oferecidos serviços odontológicos.
  • Em relação à previdência, a iniciativa estará voltada à prestação de serviços aos segurados especiais como trabalhadores rurais e pescadores artesanais. Solicitações de benefícios negadas pelo INSS também poderão ter o resultado das análises contestado por meio da Justiça. O interessado só precisa levar toda a documentação que comprove a negativa e o direito demandado.
  • O Incra também tratará sobre o Contrato de Concessão de Uso (CCU) e sobre créditos para pessoas assentadas rurais. Alguns dos serviços podem ser obtidos pela internet por meio da Plataforma de Governança Territorial, mas serão facilitados nos dias da ação.
  • As pessoas que precisam regularizar situação junto à Justiça Eleitoral podem fazer o cadastramento eleitoral biométrico.

Também serão oferecidas durante a semana, oficinas com temas relacionados à cidadania, trabalho e economia. (Com informações G1)

 

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *