O Ministério da Saúde realiza, nesta terça-feira (4), uma audiência pública para discutir a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
Segundo a pasta, a audiência, marcada para começar às 10h, deve “promover um debate com especialistas na área de saúde”, “a fim de obter informações para nortear a estratégia de operacionalização e tomada de decisões”.
A imunização de crianças, no entanto, já é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 16 de dezembro e já ocorre em diversos países (veja a lista mais adiante).
- Argentina: crianças de 3 a 11 anos são vacinadas com o imunizante da Sinopharm, que não está disponível no Brasil (ele é feito de vírus inativado, como a CoronaVac).
- Áustria: crianças de 5 a 11 anos desde 25 de novembro, quando a União Europeia aprovou o uso da vacina da Pfizer para esta faixa etária.
- Canadá: aprovou a imunização de crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer em novembro e começou a aplicar a vacina no final do mesmo mês.
- China: aprovou o uso da CoronaVac para crianças a partir de 3 anos em 8 de junho.
- Chile: começou a vacinar crianças entre 6 e 12 anos com a CoronaVac em 14 de setembro.
- Cuba: já vacina crianças a partir dos 2 anos – menor faixa etária do mundo – com a vacina Soberana 02, produzida no país.
- Estados Unidos: vacinam crianças de 5 a 11 anos desde 3 de novembro.
- Israel: crianças de 5 a 11 anos desde 23 de novembro.
- Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Hungria, Itália e outros países europeus: imunizam crianças de 5 a 11 anos desde 15 de dezembro.
- Portugal: iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no sábado, 18 de dezembro.
- França: iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em 22 de dezembro.
AliançA FM
Com informações do site g1