A estrutura do Sistema Único de Saúde vem fortalecendo-se desde o inicio da pandemia
Como parte do apoio a estados e municípios, o ministério da saúde entregou ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção individual, medicamentos, além de habilitação e prorrogação de leitos de UTI.
Os investimentos da pasta somam 198 bilhões e 100 milhões de reais. Desse total 133 bilhões e 900 milhões foram para serviços de rotinas do SUS e os 64 bilhões e 200 milhões de reais para o enfrentamento da Covid-19.
Até hoje foram habilitados 19 mil e 517 leitos de UTI para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Além disso foi prorrogada a habilitação de 19 mil e 334 leitos de UTI.
O valor total investido pelo governo federal é de 3 bilhões e 800 milhões de reais para que estados e municípios façam custeio dessas unidades pelos próximos 90 dias ou 30 dias, para unidades intensivas prorrogadas.
A distribuição para os municípios e unidades de saúde é de responsabilidade de cada estado, conforme planejamento local. As entregas levam em conta a capacidade instalada na rede de assistência e saúde pública, principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade.
Fonte: Agência Rádio Web
Reportagem de: Allan Barbosa