Lula recebe proposta dos sindicatos para programa de governo

Lula recebe proposta dos sindicatos para programa de governo

Em encontro com representantes de dez centrais sindicais, o virtual pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na última quinta-feira (14), a Pauta da Classe Trabalhadora. O virtual vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), participou do evento.

O documento unitário contém propostas do movimento sindical para a “reconstrução do Brasil”. Aprovada na Conferência da Classe Trabalhadora 2022 (Conclat-2022), no último dia 7, a plataforma já foi apresentada aos poderes Legislativo e Judiciário nesta semana.

O encontro ocorre um dia depois de a direção nacional do PT aprovar proposta de revogação da “reforma” trabalhista no programa da federação partidária que formará com PV e PCdoB. A opção pela palavra “revogação” teve apoio de todas as correntes do partido.

“O PT defende uma nova proposta de reforma trabalhista que seja mais moderna, inclusiva e que resgate os direitos históricos dos trabalhadores. E por isso a revogação. Hoje, temos outros agentes no mundo do trabalho que surgiram com as novas tecnologias”, diz Jilmar Tatto, secretário de comunicação do PT em reportagem da Folha de S.Paulo.

Aos sindicalistas, Lula lembrou do papel importante exercido pelas centrais sindicais durante os governos do PT. Ele relatou as diversas discordâncias em debates e as cobranças feitas pelas trabalhadores, em Brasília.

“Nós conversamos muitas vezes, mesmo discordando muito, estabelecemos um governo que, em 12 anos, geramos 22 milhões de empregos com carteira assinada. Pela primeira vez na história, os 10% mais pobres tiveram, proporcionalmente, mais renda que os 10% mais rico”, disse o ex-presidente.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) classificou como “dia histórico, reunindo as maiores centrais sindicais do país” a iniciativa das centrais.

“Todas as vezes em que o Brasil estava em risco, o país se uniu. Hoje, temos um governo que odeia a democracia e admira a tortura. É nesse momento de fome, desemprego e 660 mil mortos que vamos nos reerguer e reconstruir o Brasil”, disse.

Em seguida, Alckmin celebrou o nome do petista: “A luta sindical deu ao Brasil o maior líder popular desse país, Lula”.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *