Lula entrega Prêmio Camões para Chico Buarque em Portugal

Lula entrega Prêmio Camões para Chico Buarque em Portugal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram o Prêmio Camões, o principal da literatura em língua portuguesa, ao músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (24), no Palácio Queluz, em Lisboa.

“Por mais que eu leia e fale de literatura, por mais que eu publique romances e contos, por mais que eu receba prêmios literários, faço o gosto de ser reconhecido no Brasil como compositor popular e, em Portugal, como gajo [moço] que um dia pediu que lhe mandassem um cravo e o cheirinho de alecrim”, disse Chico Buarque, em referência à canção de sua autoria, Tanto Mar.

Durante discurso, Lula destacou que Chico Buarque conseguiu, em suas obras, transformar o cotidiano das pessoas em poesias extraordinárias. “Chico conseguiu sintetizar as paixões e os desejos de tantas Joanas e Joões, de tantas Teresas e Josés Costas, de tantas Genis e Pedros pedreiros, de tantos guris e mambembes de nossa gente”, disse.

“Mas a vasta contribuição da obra de Chico Buarque vai além de seus inegáveis aportes à riqueza literária da língua portuguesa e mostra que arte e cultura estão entrelaçados com a política e com nossos ideais de liberdade e democracia”, acrescentou o presidente.

Em 2019, Chico Buarque foi o vencedor da 31ª edição do Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura, mas o ato de entrega não foi assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro. “É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”, disse Lula.

“O ataque à cultura, em todas as suas formas, foi uma dimensão importante do projeto que a extrema direita tentou implementar no Brasil. Não podemos esquecer que o obscurantismo e a negação das artes também foram uma marca do totalitarismo e das ditaduras que censuraram o próprio Chico no Brasil e em Portugal”, completou o presidente.

Em seu discurso, Chico lembrou os tantos autores e artistas brasileiros “humilhados e ofendidos nesses últimos anos de estupidez e obscurantismo”.

“Reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para assinatura do nosso presidente Lula”, disse.

LULA EM PORTUGAL

Lula chegou a Portugal na 6ª feira (21.abr), mas seus compromissos oficiais começaram no sábado (22.abr). Ele foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Mosteiro dos Jerônimos. Lá, depositou flores no túmulo do poeta português Luiz Vaz de Camões.

Foto: Presidentes brasileiro e português se cumprimentam em Lisboa; na foto, Luiz Inácio Lula da Silva (esq.), Marcelo Rebelo de Sousa (centro) e primeira-dama do Brasil, Janja

Na sequência, Lula passou a tarde na 13ª Cúpula Luso-Brasileira com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e outras autoridades portuguesas. No domingo (23.abr), o chefe do Executivo teve uma agenda livre de compromissos oficiais. Lula entrega Prêmio Camões Lula entrega Prêmio Camões

Na 3ª feira (25.abr), Lula participará de uma sessão especial na Assembleia da República, o parlamento português. O convite foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho, em visita ao Brasil.

A ideia era que o chefe do Executivo brasileiro discursasse durante sessão solene comemoração à Revolução dos Cravos, que pôs fim à ditadura militar no país. Porém, parlamentares se opuseram e foi criada uma sessão específica para o presidente brasileiro discursar. Depois, Lula e sua comitiva embarcarão para Madri. Seu embarque para o Brasil será na 4ª feira (26.abr).

 

AliançA FM

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *