Lula empossa ministros do Centrão em cerimônia fechada

Lula empossa ministros do Centrão em cerimônia fechada O presidente Lula (PT) empossou hoje em cerimônia fechada no Palácio do Planalto

Lula empossa ministros do Centrão em cerimônia fechada O presidente Lula (PT) empossou hoje em cerimônia fechada no Palácio do Planalto


PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼

Lula empossa ministros do Centrão em cerimônia fechada
O presidente Lula (PT) empossou hoje em cerimônia fechada no Palácio do Planalto os ministros André Fufuca (Esporte), Márcio França (Micro e Pequenas Empresas) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, que participou do ato nesta manhã, ficou irritado com a decisão.

O que aconteceu

Lula optou por não fazer uma cerimônia de posse e assinou os decretos em seu gabinete, com a presença de líderes partidários e familiares. Os únicos documentos e fotos de Lula com os novos ministros que foram divulgados após o encontro foram os primeiros desde o anúncio. Além de ter sido atrasado uma hora para começar, não foi aberto à imprensa e não houve discurso público.

Lira questionou a decisão aos líderes e interlocutores. O líder do centrão, que também é um dos promotores da mudança, acredita que colocar três ministros de estado em um gabinete sem a pompa que os parlamentares esperavam.

Durante a minirreforma ministerial anunciada na semana passada, o centrão nomeou Fufuka e Silvinho para seus cargos. Os partidos PP e Republicanos esperavam que Lula organizasse uma cerimônia semelhante à que foi oferecida ao ministro Celso Sabino (Turismo) em agosto.

Posse discreta

O Planalto não fala oficialmente sobre posse. Lula tem apenas uma reunião com os três ministros na agenda, mas seus familiares e líderes partidários foram convidados formalmente. Ainda nesta tarde, as cerimônias de transferência de cargos nos respectivos ministérios ocorrerão sem a presença do chefe do Executivo.

O presidente considerou o gesto um “erro” para os parlamentares. As lideranças do centrão demonstraram descontentamento público na Câmara dos Deputados após a divulgação da agenda presidencial no final da noite de ontem (12).

Na política, tudo é simbólico, então oferecer um evento “menor” seria desprestígio. Além disso, são dois novos ministros de dois partidos novos. Em julho, Sabino teve direito a falar, e Lula, Lira e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estavam presentes.

O presidente da Câmara negou que estivesse irritado e afirmou que estava em posse. Ao chegar ao Planalto, Hugo Motta (Republicanos-PB), líder do partido na Câmara, também desconversou. No entanto, não causa incomodidade. Cada momento tem uma característica única. Afirmou que o deputado Silvio Costa já havia sido anunciado desde a última quarta-feira.

O ato durou aproximadamente trinta minutos. Lula assinou os documentos, tirou fotos e agradeceu aos ministros em uma fala rápida. Os três então subiram para dar entrevistas à mídia.

França: faltam detalhes sobre ministério

França ainda não tem muitos detalhes sobre o ministério, pois deixou os portos e aeroportos para se concentrar em micros e pequenas empresas.

Alckmin ajudou o peessebista a fazer a mudança contrária e sugeriu que até o nome pode ser alterado, incluindo a palavra “Micro”. França afirmou que não acredita que tenha incluído a palavra “micro”, apesar do nome divulgado como “Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”.

O presidente relembrou que essas empresas, hoje, têm mais do que 50% do PIB [Produto Interno Bruto], que elas têm muita dificuldade para financiamento, que as pessoas não têm aonde recorrer. […] De nossa parte, eu tinha dito ao presidente que, qualquer que fosse a incumbência que ele nos desse –desde que o partido aceitasse, a gente aceitaria. Nós fazemos parte de um time só, que raciocina com o governo.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *