Lula chega a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU
Lula chega a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite deste sábado (16) em Nova York, nos Estados Unidos. Em sua segunda viagem em solo americano, Lula participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e de um evento ao lado do presidente norte-americano, Joe Biden.
Lula chegou aos Estados Unidos após um dia de compromissos em Cuba. Na capital do país, Havana, ele participou da reunião de líderes do G77, grupo que reúne países em desenvolvimento, e a China.
A agenda de Lula inclui os seguintes compromissos, de acordo com o Palácio do Planalto:
O domingo (17), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) oferecerá um jantar e uma reunião com empresários. Os parlamentares, entre eles, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.
Segunda (18): reuniões entre dois países
Terça, 19 de outubro: Assembleia Geral da ONU e negociações bilaterais Quarta, 20 de outubro: reunião e anúncio com Joe Biden
Entrevista à imprensa antes da volta ao Brasil na quinta (21)
Há mais de 60 anos, os americanos têm imposto um embargo econômico que impede a maioria das relações comerciais internacionais e não parece estar pronto para ser removido.
É crucial que esta cúpula seja realizada aqui em Havana, pois este é um momento de grandes transformações geopolíticas. Cuba tem defendido uma governança mundial mais justa. Até agora, continua sendo alvo de um embargo econômico ilegal.
O petista também pediu aos países mais ricos que investissem em ações nos países em desenvolvimento para combater ao desequilíbrio climático em seu discurso.
Ele afirma que “a dívida histórica dos países ricos pelo aquecimento global não é a mesma dos países em desenvolvimento”.
Lula se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o ex-presidente cubano Raúl Castro antes de embarcar para Nova York.
O Planalto informou que Diaz-Canel expressou sua gratidão a Lula por sua “reaproximação das relações diplomáticas e também por ter condenado o embargo comercial a Cuba”. Lula chega Lula chega
AliancA FM