Lira aponta “pauta verde” como prioridade de votação na Câmara A “pauta verde” será uma das principais prioridades do Poder Legislativo neste
PARA SABER DAS NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP👇🏼
Lira aponta “pauta verde” como prioridade de votação na Câmara
A “pauta verde” será uma das principais prioridades do Poder Legislativo neste segundo semestre, de acordo com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
Lira afirmou que, em acordo com as lideranças da Casa, há um plano para continuar as discussões sobre assuntos relacionados à economia sustentável.
Lira afirmou que no curto prazo, a Câmara deve examinar três temas: regulamentação do mercado de carbono, distribuição de energia renovável para outros países e incentivos para fontes alternativas de produção de biocombustíveis. Isso será feito em conjunto com a discussão de marcos regulatórios.
O discurso foi feito em Recife (PE) durante a solenidade de abertura do Fórum Nordeste 2023.
Em relação ao mercado de carbono, o presidente da Câmara enfatizou que o objetivo é garantir que as empresas incluam o uso de energia limpa em seus processos de fabricação por meio de incentivos fiscais.
Lira enfatizou que, no que diz respeito à agenda de distribuição de biocombustíveis para outros países, o Brasil já tem uma vantagem por ter um sistema logístico instalado para produzir e distribuir etanol em todo o país.
“Sairemos bem na frente numa corrida que exigirá pesados investimentos de países que não possuem a infraestrutura que nós já possuímos”, avaliou.
Já na pauta sobre incentivos à produção de energia limpa, o presidente da Câmara deu destaque à discussão sobre o porcentual de participação de biocombustível na mistura com combustíveis fósseis.
“Enquanto corremos na transição energética do setor de transportes, é importante discutir o percentual de participação de biocombustíveis na mistura com combustíveis fósseis. Tanto o etanol como o biodiesel têm potencial de crescimento para aumentar sua participação no suprimento ao setor de transportes, contribuindo para a sua ‘descarbonização’”, afirmou.
O parlamentar enfatizou que a área de “combustíveis limpos” também precisa de mais atenção para a produção de ave.
Durante o evento, ele falou de uma espécie de suculenta mais comum no México, e disse: “Planta que, além de resistente e adaptada ao ambiente do sertão nordestino, possui grande potencial produtivo de biocombustíveis”.
“Acreditamos que seja necessário buscar o desenvolvimento do uso da energia limpa no segmento industrial, possibilitando uma nova onda de reindustrialização brasileira e viabilizando a inserção competitiva de produtos ‘verdes’, que possuem cada vez mais apelo junto ao consumidor, no mercado internacional”, defendeu Lira.