O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o exército do país está retomando áreas ao redor de Kiev e Chernihiv, enquanto lutam com tropas russas que estão em retirada. “Eles (russos) estão destruindo tudo o que podem”, disse o mandatário, em discurso divulgado na ultima noite de sábado (2).
Zelensky acrescentou que uma parte significativa das forças russas segue em torno da região portuártia de Mariupol, onde os defensores da cidade continuam lutando.
De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, corpos de 410 civis foram encontrados ao redor da capital Kiev. Muitos desses cadáveres estavam espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, depois que o exército russo recuou da região.
“Estou profundamente chocado pelas imagens de civis mortos em Bucha”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.
Autoridades ucranianas disseram no ultimo sábado (2) que por volta de 280 pessoas foram enterradas em valas comuns.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusou a Rússia de cometer genocídio em seu país.
“Na verdade, isso é genocídio. A eliminação de toda a nação e de um povo”, disse Zelenskiy ao programa de notícias “Face the Nation” da CBS.
O Ministério da Defesa da Rússia nega acusações que suas forças tenham matado civis em Bucha. O órgão afirmou em comunicado que todas as unidades russas deixaram a cidade no ultimo dia 30 de março, e que imagens e fotografias mostrando cadáveres eram “mais uma provocação”.
A Rússia afirma que sua “operação militar especial” visa degradar as forças armadas ucranianas e tem como alvo instalações militares, não civis.
AliançA FM