INSS começa a ligar e enviar mensagem para aposentados, pensionistas e segurados com pendências

INSS começa a ligar e enviar mensagem para aposentados, pensionistas e segurados com pendências.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar, nesta quarta-feira (15/07), mais de 600 mil aposentados, pensionistas e segurados que fizeram algum requerimento e que consta algum tipo de exigência ou pendencia como documentos ou informações. A notificação sera feita de três formas. veja cada uma delas e fique atentos.

(1ª) Primeira forma de noticiação do INSS

De acordo com o INSS, a primeira notificação será feita de forma automática e aparecerá no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho a partir desta quarta-feira (15/07).

(2ª) Segunda forma de notificação do INSS

Também nesta quarta-feira, o INSS começará a entrar em contato com os segurados que precisam cumprir exigências, por meio de ligações da Central 135. Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).

Ainda de cordoo com o INSS, nessa fase cerca de 325 mil segurados deverão ser contatados por um atendente do Instituto.

(3ª) Terceira forma de notificação do INSS

Além da notificação pelo Meu INSS e ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

O Motivo

A exigência, segundo o órgão, é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

Como enviar documentos solicitados?

Após receber o comunicado, pelo Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular), é possível cumprir exigências, ou seja, apresentar os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício.

Como fazer?

Pelo Meu INSS, basta acessar o aplicativo ou site, selecionar ‘agendamentos/solicitações’, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.

Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’.

É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”. Se estiver tudo certo, basta clicar em ‘enviar’ e verificar se os arquivos aparecem como enviados. Agora é só aguardar o processo ser analisado novamente.

INFORME BRASIL.

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