Idosos representam 70% das vítimas de golpes online

Idosos representam 70% das vítimas de golpes online De acordo com dados oficiais do governo, o número de golpes contra pessoas idosas no país

Idosos representam 70% das vítimas de golpes online De acordo com dados oficiais do governo, o número de golpes contra pessoas idosas no país


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Idosos representam 70% das vítimas de golpes online
De acordo com dados oficiais do governo, o número de golpes contra pessoas idosas no país aumentou mais de setenta por cento em 2023 em relação a 2022.

O aposentado poderia jurar que o banco estava do outro lado da linha. Os criminosos, por outro lado, tinham escondido o número da central de atendimento.

“Eles tinham todas as informações. Não sei como, mas foram pegando, e eu tinha certeza que estava sendo orientado por funcionário do banco. Era pessoa técnica, era pessoa que conhecia o problema”, conta uma vítima.

Ele se tornou mais uma vítima de golpes financeiros aos 64 anos. O Disque 100 do governo federal registrou mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos nos cinco primeiros meses de 2023 – 73% a mais do que no mesmo período de 2022. Os mais vividos são agora ainda mais vulneráveis devido aos avanços tecnológicos.

“Esse número de denúncias pode até ser maior, dado o constrangimento, a vergonha que muitas pessoas idosas têm porque passaram por uma situação constrangedora e violenta contra si mesma”, afirma Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Muitas vezes, aqueles que são atingidos por um golpe não sabem o que fazer. Uma opção é buscar associações e grupos de proteção aos idosos. Em 2023, mais de 800 pessoas foram vítimas de golpes financeiros, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aposentados. Os cidadãos brasileiros procuravam conselhos e até ajuda jurídica para tentar encontrar uma saída.

  • golpe do empréstimo consignado: realização de empréstimo com o uso de dados roubados e solicitação de foto para validar a transação;
  • golpe da falsa central de atendimento: confirmação de dados e transação mediação ao fornecimento de senha;
  • golpe da validação de dados: senha de acesso ao PIX, atualização de dados cadastrais, alertas de contas bloqueadas, validação de dados para acesso a senhas e realização de operações como saques, empréstimos e transferências.

Os institutos de defesa do consumidor alertam para o golpe do empréstimo, que acontece quando os criminosos usam os dados da vítima que foram roubados. O golpe da central de atendimento falsa, em que os bandidos obtêm informações pessoais confirmadas, e o golpe da validação de dados, em que os clientes atualizam o cadastro

Ao ligar para os telefones oficiais da instituição financeira, você pode evitar armadilhas.

“Buscar ele mesmo, através de um outro telefone, pegar ali, ligar, ligar para o telefone, aquele mesmo telefone que ele tem no cartão do banco, ele faz a ligação. Pedir ajuda a um conhecido, pessoas de confiança que possa te dar subsídio para você fazer o contato com a instituição que está buscando alguma atualização ou se for um golpe, simplesmente apagar as mensagens sem baixar, sem entrar em link, sem nenhuma informação que possa comprometê-lo”, explica Ione Amorim, coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do Idec.

O aposentado enganado perdeu sua poupança sacrificada e continua pagando um empréstimo que nunca fez. Ele registrou um boletim de ocorrência e buscou uma solução judicial para um prejuízo de R$ 135 mil e outros incalculáveis.

“A pessoa cai mesmo, são pessoas habilitadas. Sabe, são pessoas habilitadas. É muito difícil”, lamenta uma vítima.

 

AliançA FM

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