Gêmeas trans fizeram juntas cirurgias de redesignação de sexo.
Gêmeas trans fizeram juntas cirurgias de redesignação de sexo.
; As gêmeas transgênero Mayla Phoebe e Sofia Albuquerck, de 21 anos, estão separadas por mais de 2 mil quilômetros. A primeira estuda medicina em Buenos Aires e a segunda, engenharia em Franca, interior de São Paulo. Antes disso, porém, estiveram em uma clínica de Blumenau , no Vale do Itajaí, onde fizeram, juntas, cirurgias de redesignação de sexo.
Ao g1, relataram como foi a jornada no período pós-cirúrgico e sobre a inspiração que se tornaram para outras pessoas, sejam jovens trans ou os pais deles.
As cirurgias foram feitas em fevereiro de 2021. As gêmeas fizeram o procedimento pela rede particular, mas ele também está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Elas tinham 19 anos na época. Gêmeas trans fizeram juntas cirurgias de redesignação de sexo.
Cerca de duas semanas depois do procedimento, elas tiveram alta. Desde então, há um acompanhamento por parte da clínica, conta Sofia.
Elas se preparam para voltar a Blumenau para a última consulta. Originalmente, as gêmeas são de Tapira, em Minas Gerais.
Mayla conta que, após a cirurgia, há um período de alegria e adaptação.