FIFA promete premiação igual para homens e mulheres
FIFA promete premiação igual para homens e mulheres
; O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta quinta-feira, minutos após ter sido reeleito para mais um mandato, que planeja pagar a mulheres e homens os mesmos valores pela participação nas próximas Copas do Mundo – a de 2026 para os homens, a de 2027 para as mulheres. Hoje a diferença é brutal – e já foi muito maior.
– Precisamos lutar juntos para conseguir isso. Nossa ambição é que em 2026 e 2027 tenhamos pagamentos iguais para homens e mulheres – afirmou Infantino
Eleito pela primeira vez no ano de 2016, logo que Joseph Blatter renunciou ao cargo por estar envolvido no FIFAgate, maior escândalo de corrupção da história do esporte, Gianni Infantino foi reeleito no ano de 2019, quando não teve nenhum outro candidato se opondo a um novo mandato dele. Agora, novamente não houve mais opções para serem votadas que não fosse o atual dirigente. Apenas mais uma reeleição pode ser tentada por Infantino, no ano de 2027, e, caso vença e conclua seu mandato, completará 15 anos no poder do futebol mundial.
Principal bandeira levantada e apoiada pelo dirigente, a Copa do Mundo de 48 seleções fica como seu legado, tendo a estreia do modelo marcada para o próximo Mundial, que será realizado em 2026 no Canadá, Estados Unidos e México. FIFA promete premiação igual
Infantino admitiu que a Fifa tem muito a fazer sobre o assunto, mas aproveitou o púlpito do Congresso da entidade em Kigali, Ruanda, para chamar a atenção dos parceiros comerciais da entidade – notoriamente patrocinadores e compradores de direitos de transmissão.
– As empresas oferecem um valor para a Copa do Mundo e outro, 100 vezes menor, para a Copa de mulheres. Isso é normal? Ao mesmo tempo, somos criticados por pagar menos para as mulheres. Se as ofertas fossem 15% menores, 20% menores, a Fifa conseguiria compensar. Mas 100 vezes menos? – questionou.
AliançA FM