Brasil se destaca como referência em energia limpa e renovável

Brasil se destaca como referência em energia limpa e renovável; O Relatório de Tecnologia e Inovação de 2023 da Unctad enumera 17 tecnologias

Brasil se destaca como referência em energia limpa e renovável

Brasil se destaca como referência em energia limpa e renovável

; O Relatório de Tecnologia e Inovação de 2023 da Unctad enumera 17 tecnologias de ponta, capazes de gerar receitas de até US$ 9,5 trilhões até 2030. Dentre elas estão inteligência artificial, nanotecnologia e carros elétricos.

O estudo destaca o potencial do Brasil na área de biocombustíveis devido à produção de etanol iniciada nos anos 70. O país detém hoje 30% do mercado global e tem a maior frota de veículos flexíveis do mundo.

De acordo com os dados da Unctad, o Brasil se encontra na segunda posição em bioenergia, na frente dos Estados Unidos e atrás da China. O dado leva em consideração a capacidade energética instalada nos países avaliados.

A análise fez um ranking de 166 nações, levando em conta a capacidade de adotar, adaptar e usar equitativamente essas inovações.

Dos países lusófonos, Portugal é o melhor posicionado no 33º lugar. A seguir estão Brasil em 40º, Cabo Verde no lugar 115, Angola no 130, Moçambique no 152 e Guiné-Bissau em 165º.

Esse “índice de prontidão” considera indicadores como capacidade industrial, financiamento e estrutura de pesquisa e inovação. O documento pede que os governos tomem medidas para aumentar capacidades e investimentos.

Sim, o Brasil tem grandes recursos naturais que podem ser utilizados para o atendimento das demandas energéticas brasileiras. Temos um potencial enorme de energia, solar, eólica, um potencial hidráulico ainda não totalmente aproveitado. Então, o Brasil é grande referência e é respeitado no mundo todo com essa potencialidade e também de novas tecnologias que estão surgindo. O Brasil pode ser um grande produtor, consumidor e exportador energético para o mundo todo nesse processo de transição energética mundial.

Falando um pouco da dependência que o Brasil ainda tem em relação à fonte hidráulica para se produzir energia elétrica. O que vem sendo planejado para termos mais variabilidade e não ficarmos tão dependentes da fonte hidráulica, principalmente por conta dessa questão da escassez hídrica que se repete?

O Brasil ainda tem uma dependência muito grande da fonte hidrelétrica, que está se reduzindo ao longo dos tempos. Para se ter uma ideia, há 20 anos, 85% de toda a energia elétrica gerada no Brasil era originária da fonte hídrica. Hoje em dia, são 65% e 20% complementado por outras fontes. E por que isso tem acontecido? Primeiro pela dificuldade na implantação de novos projetos hidrelétricos no país e os projetos que são implantados são projetos de pequeno porte.

E outro fator é que esses projetos, além de pequenos, têm uma capacidade de armazenamento de água muito pequena, são os projetos que chamamos de fio d’água. Eles não permitem armazenar água nos períodos de chuvas, de cheia do rio, para utilização nos períodos secos.

 

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *