Ex-ministro Joaquim Barbosa declara apoio à Lula

Ex-ministro Joaquim Barbosa declara apoio à Lula

 

Joaquim Barbosa chegou tarde à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No início do ano, o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) cogitava emprestar apoio a algum candidato de esquerda ou de centro-esquerda, mas não se posicionou. Agora, a cinco dias da eleição presidencial, Barbosa vem a público para declarar a importância do voto útil para derrotar Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

Segundo relatos, uma série de aliados de Lula participou da construção da declaração de apoio ao petista; gesto final coube ao candidato a vice na chapa, o ex-governador de SP Geraldo Alckmin (PSB).

Relator do processo do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro aposentado Joaquim Barbosa gravou um vídeo de apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições.

Uma série de aliados de Lula participou da construção da declaração de apoio de Barbosa ao petista. O gesto final, no entanto, coube ao candidato a vice na chapa do ex-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

No filme, de acordo com integrantes da campanha, Barbosa diz que na eleição de 2018 já havia se posicionado contra a eleição de Jair Bolsonaro (PL). Naquele ano, o ministro aposentado cogitou disputar a Presidência da República, mas desistiu.

Um dia antes do segundo turno das eleições, Barbosa declarou que votaria em Fernando Haddad (PT) contra Bolsonaro, então no PSL. “Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad”, postou nas redes sociais, na época.

APOSENTADORIA

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu se aposentar em 2014, após 41 anos de serviços prestados. Em seu discurso de despedida, Barbosa afirmou:

“Eu decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no final deste semestre, no final de junho. Afasto-me não apenas da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei meu afastamento do serviço público após quase 41 anos”, anunciou o magistrado.

Atualmente Joaquim Barbosa mora em Paris, onde passa temporada de descanso.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *