Apesar de ser cansativo tomar todos cuidados contra a transmissão do coronavírus SARS-CoV-2 e do crescente desejo de encarar a covid-19 como uma doença endêmica, é importante frisar: a pandemia ainda não acabou. A nova alta de casos da infecção, principalmente em países da Europa e da Ásia, indica que esforços ainda são necessários para conter o vírus.
No momento, países da Europa voltam a registrar alta de casos da covid-19, como Inglaterra, Áustria, Grécia, Alemanha, e Itália. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o número de casos diários da infecção na Alemanha chegou a 237 mil na última sexta-feira (11). É a maior taxa de incidência do coronavírus no continente.
A situação na Ásia também é semelhante. Na terça-feira (15), 400 mil casos da covid-19 foram registrados na Coreia do Sul em 24 horas, segundo a plataforma Our World in Data. Em Hong Kong, a média móvel de casos é superior a 21 mil. Nas duas últimas semanas, o aumento foi de 28%. Na China, o governo adotou novas restrições, como lockdown em algumas províncias do país.
AliançA FM