EUA ultrapassa 1 milhão de mortes por covid

EUA ultrapassa 1 milhão de mortes por covid

 

Os Estados Unidos (EUA) ultrapassam a marca de um milhão de mortes relacionadas a Covid-19 . A informação foi confirmada pela Casa Branca nesta quinta-feira (12). O total é o mais alto já registrado no mundo, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredite que o verdadeiro número de vítimas possa ser muito maior em diversos países com subnotificação de casos.

“Hoje, chegamos a um trágico marco: um milhão de vidas americanas perdidas para a Covid-19. Um milhão de cadeiras vazias ao redor da mesa de jantar. Cada uma delas uma perda irreparável. Cada uma delas deixando para trás uma família, uma comunidade, e uma nação que mudou para sempre por causa dessa pandemia. Jill e eu rezaremos por cada uma delas”, disse o preside Joe Biden em comunicado.

Conforme especialistas em saúde pública o alto número de mortos nos EUA pode ser resultado de diversos fatores, como altas taxas de obesidade e hipertensão; sistemas hospitalares sobrecarregados; hesitação para tomar as vacinas e grande população idosa.

É o país com maior número de mortes do mundo. O índice é maior que a população de San Jose, na Califórnia, 10ª maior cidade do país.

De acordo com a NBC, em média, 360 pessoas morrem de Covid por dia nos EUA.

Na semana passada, a OMS estimou que 15 milhões de pessoas morreram por causa da pandemia até o fim de 2021 no mundo. O número (com uma margem de entre 13,3 e 16,6 milhões) indica que a pandemia teve um impacto três vezes superior ao que consta na soma dos balanços oficiais divulgados pelos países. A universidade Johns Hopkins, que monitora os casos em tempo real desde o início da pandemia registrou que até o momento mais de 6,2 milhões de pessoas perderam a vida por conta da doença.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *