Estão na TIME Indígena e pesquisador que identificaram a variante Ômicron

Estão na TIME Indígena e pesquisador que identificaram a variante Ômicron

 

A líder indígena Sonia Guajajara e o pesquisador brasileiro Tulio de Oliveira integram a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo feita pela revista norte-americana Time, divulgada hoje. Nela, também aparecem nomes como os presidentes Vladimir Putin (Rússia), Volodymyr Zelensky (Ucrânia), Joe Biden (EUA), e o millennial Gabriel Boric (Chile).

“Sônia resistiu e continua resistindo até hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre de povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista. Ela é uma inspiração, não só para mim, mas para milhões de brasileiros que sonham com um país que salda suas dívidas com o passado e finalmente acolhe o futuro”, escreve Boulos.

A líder indígena Sonia Guajajara e o pesquisador que fez parte do grupo que identificou a variante Ômicron, Túlio Oliveira, foram os destacados como influentes na categoria pioneiros da revista Time.

Dois brasileiros entraram para lista das 100 pessoas mais influentes de 2022 da revista norte-americana Time. A líder e ativista das causas indígenas, Sônia Guajajara, e o pesquisador da área da saúde, mais especificamente da Covid-19, Túlio Oliveira, entraram na categoria ‘Pioneiros’ da lista.

A revista Time, todo ano, destaca as principais personalidades, sejam elas lembradas por feitos positivos ou negativos, e as distribuem em seis categorias: Artistas, inovadores, titãs, líderes, ícones e a categoria que contou com o nome dos brasileiros, pioneiros.

Pelo Twitter, Sônia se manifestou, dizendo da importância da nomeação não só para a ativista, mas para a luta indígena de forma geral.

O reconhecimento da Revista Time que me elege entre as 100 personalidades mais influentes de todo o mundo é um reconhecimento da luta indígena global, que é coletiva e defende o futuro de toda a humanidade. Demarcação Já! Viva os povos indígenas do Brasil!”, disse na publicação.

Já o pesquisador, Túlio Oliveira, que é também Diretor do Centro de Resposta e Inovação Epidemiológica da África do Sul, também se pronunciou pelo Twitter. O destaque do pesquisador foi por fazer parte do grupo de pesquisa que levou à detecção da variante Ômicron em novembro do ano passado.

“É uma enorme honra estar com uma Líder e ativista indígena, Sônia Guajajara, na lista dos 100 mais influentes da revista Time. Vamos trabalhar para um Brasil melhor que respeite a ciência, a vida, a população indígena e a natureza”, destacou.

Na apresentação do presidente do Chile, Gabriel Boric, o vencedor do Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz destaca que a vitória nas eleições presidenciais chilenas “representa uma troca de guarda, mas algo mais importante: marcou uma mudança na direção da economia do Chile e possivelmente do mundo”.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *