Enem 2022: Pedido de isenção acaba na próxima sexta-feira

Candidatos que planejam realizar o Enem neste ano sem pagar a inscrição devem ficar atentos. O prazo para pedir isenção do pagamento da taxa acaba no feriado da Páscoa. A solicitação pode ser feita até 23h59 da próxima Sexta-feira Santa (15). Basta acessar a página do participante do Enem na internet.

A justificativa de ausência é para o participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2022.

Um lembrete importante: pedir a isenção não significa que a inscrição no Enem está garantida. No dia 22 de abril o Inep vai divulgar a lista dos candidatos que tiveram o pedido aceito. Aqueles que não conseguirem poderão recorrer entre os dias 25 e 29 de abril.

Tendo direito de solicitar a isenção somente:

  • Alunos que estão na última série do ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas. Neste caso, os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.818) por pessoa;
  • Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Documentos a serem apresentados:

  • Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
  • Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico;
  • Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola;
  • No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas, e para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *