Desemprego cai a 7,7% em setembro, com recorde de trabalhadores ocupados no país

Desemprego cai a 7,7% em setembro, com recorde de trabalhadores ocupados no país O mercado de trabalho no Brasil registra recorde histórico

Desemprego cai a 7,7% em setembro, com recorde de trabalhadores ocupados no país O mercado de trabalho no Brasil registra recorde histórico

Desemprego cai a 7,7% em setembro, com recorde de trabalhadores ocupados no país

O mercado de trabalho no Brasil registra recorde histórico de trabalhadores ocupados e, consequentemente, o patamar mais baixo de desemprego em quase uma década. É o que apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, a taxa de desemprego do país foi de 7,7% no trimestre terminado em setembro, o nível mais baixo desde o trimestre terminado em setembro de 2015. Além disso, a pesquisa iniciada em 2012 registrou o maior número de indivíduos ocupados no mercado de trabalho, chegando a 99,8 milhões.

Já o número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho chegou a 99,8 milhões, maior contingente observado na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

“A queda na taxa de desocupação foi induzida pelo crescimento expressivo no número de pessoas trabalhando e pela retração de pessoas buscando trabalho no terceiro trimestre de 2023”, explica a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

 

A ocupação no mercado de trabalho aumentou 0,9% na comparação com o trimestre terminado em junho, segundo a pesquisadora. Em números absolutos, isso equivale a quase 929 mil pessoas a mais que trabalham no país.

Mais da metade das novas entradas no mercado de trabalho foram provenientes do crescimento da carteira assinada em relação ao trimestre móvel anterior. Destaca que, como resultado, a ocupação formal se expandiu muito mais do que a ocupação informal.

“Isso fez com que a expansão da ocupação formal fosse muito maior que a da informal”, destacou.

A ocupação no mercado de trabalho aumentou 0,9% na comparação com o trimestre terminado em junho, segundo a pesquisadora. Em  número formal se expandiu muito mais do que a ocupação informal.  absolutos, isso equivale a quase 929 mil pessoas a mais que trabalham no país.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *