“Crise do Arroz”: Arroz tailandês deve ganhar espaço nos pratos brasileiros após chuvas no RS

"Crise do Arroz": Arroz tailandês deve ganhar espaço nos pratos brasileiros após chuvas no RS Os principais beneficiados

“Crise do Arroz”: Arroz tailandês deve ganhar espaço nos pratos brasileiros após chuvas no RS

Os principais beneficiados com a “crise do arroz” que vive o Brasil devem ser os produtores tailandeses.

Após chuvas atingirem plantações e armazéns no Rio Grande do Sul — que é responsável por 70% da produção nacional de arroz — e acenderem sinal de alerta sobre a possibilidade de desabastecimento, o governo federal anunciou que importaria 1 milhão de toneladas do grão para evitar altas nos preços.

Veja Também: 

  1. Economia: O desastre natural com maior impacto na economia brasileira, 3 efeitos das inundações do RS no país

  2. Economia: Haddad confirma meta de déficit zero e que salário mínimo deve ser de R$ 1.502 em 2025

  3. 💰Economia: Micro e pequenas empresas geram 80% dos empregos formais no país

A gestão federal sinalizou que compraria grãos do Mercosul, origem de 96% das importações de arroz em 2023. Paraguai, Argentina e Uruguai apareciam como parceiros ideais pelo fato de que a qualidade de seus produtos é semelhante a das brasileiras, além de que a tarifa para este tipo de operação é zero dentro do bloco.

Acontece que, após o anúncio, os preços do grão dispararam nos países vizinhos, chegando a subir 30%. Isso levou o governo a adiar o leilão das toneladas de arroz e zerar seu imposto de importação — a fim de facilitar a compra do cereal de outros lugares do mundo.

Andressa Silva, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), afirmou que a decisão deve tornar o arroz de outros países mais competitivos ao mercado brasileiro e indicou que o grão tailandês deve ser o escolhido para as importações.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *