Criminosos criam golpe com nova regra da prova de vida do INSS

Criminosos criam golpe com nova regra da prova de vida do INSS

Os criminosos virtuais estão sempre atentos às datas comemorativas e assuntos do momento para renovar seus golpes e enganar novas vítimas. Desta vez, a mudança na regra na prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está sendo usada como pretexto.

Uma alerta foi enviada pelo INSS sobre um novo golpe. Nele, criminosos ligam para aposentados e pensionistas, dando a esses beneficiários a orientação de realizar a prova de vida on-line por conta da pandemia. O INSS pede que os segurados não forneçam nenhum dado ao serem contatados.

Na ligação, são informados todos os dados pessoais da vítima e é enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o beneficiário envie uma foto de um documento para finalizar o processo. O conhecimento do golpe foi tomado por meio de denúncias de segurados.

Essa técnica é conhecida como phishing, que significa pescar, em inglês. Sendo assim, eles criam formas para pescar informações com os segurados.

Todos os aposentados e pensionistas precisam fazer a prova de vida todos os anos. Com isso, o INSS fica sabendo que você está vivo e continua depositando seu benefício normalmente.

Os segurados que podem realizar a prova de vida por meio da biometria facial, em que o segurado usa o celular para tirar uma selfie, são informados por meio de SMS, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS.

O órgão recomenda que, em caso de recebimento desse tipo de ligação, o segurado desligue o telefone e não forneçam nenhuma informação.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *